Prefeito conhece instalações do Conselho Tutelar de Várzea Paulista

Governo e Administração - Destaques

Juvenal Rossi valoriza trabalho realizado e se coloca à disposição dos conselheiros

O prefeito de Várzea Paulista, Juvenal Rossi conheceu as instalações do Conselho Tutelar da cidade, na manhã da última quarta-feira (24). O objetivo foi demonstrar sua intenção de fazer o possível para melhorar a estrutura do local e buscar – por meio do envolvimento das famílias e estâncias governamentais – intensificar o trabalho de prevenção aos crimes contra a criança e o adolescente e ocupação saudável dos menores varzinos.

O gestor teve acesso a estatísticas levantadas pelos funcionários, discutiu medidas conjuntas para melhorar a eficiência dos trabalhos e ressaltou a importância do órgão, que ajudou a fundar em 1998, quando era diretor de Ação Social. Para ele, o Conselho pode ser uma peça importante à mudança comportamental dos cidadãos. “É preciso fazer trabalho preventivo, em conjunto com as famílias”, ressaltou.

Para Vera dos Santos, membro do Conselho, agradeceu a visita do governante, que considerou histórica e muito produtiva. “Espero que aconteça mais vezes”.

Brinquedoteca

Dentro de aproximadamente um mês, segundo o supervisor de Desenvolvimento Social, André Júlio Szabo, deve ser concluída a brinquedoteca. Após reforma feita pelo proprietário do espaço, serão usados brinquedos – excedentes de espaços públicos da Prefeitura e também doados – para ocupação saudável das crianças, durante o atendimento às mães ou responsáveis.

Sobre o Conselho Tutelar

Baseado no Estatuto da Criança e Adolescente (ECA), o Conselho Tutelar realiza um trabalho autônomo de triagem de denúncias de maus tratos ou abandono de crianças e adolescentes, orientação das famílias e encaminhamento aos órgãos competentes, como, por exemplo, a Casa Transitória.

O Conselho Tutelar de Várzea Paulista funciona de segunda à sexta-feira, das 8 às 17 horas, na Rua Arnold Gut Júnior, 247, na Vila São José. O telefone é 4595-8555.

Nos demais horários, feriados e finais de semana, o plantão é acionado por chamadas feitas aos números 153 ou à PM (190).