Jovens atendidos pelos Centros de Referência de Assistência Social debatem sobre contraceptivos e DSTs
Os adolescentes que participam de programas nos Centros de Referência de Assistência Social (CRASs) assistiram nesta quarta-feira (24), no Espaço Cidadania, uma palestra sobre sexualidade. A parceria entre Saúde, Desenvolvimento Social e Observatório da Juventude tem como objetivo promover a saúde e proporcionar meios de prevenção aos jovens.
Participaram do evento cerca de 100 adolescentes entre 13 e 18 anos, que aprenderam sobre métodos contraceptivos e meios de prevenir Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs).
A palestra foi realizada pela enfermeira responsável pelo Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), Maria Heloísa Gebram e a enfermeira da UBS São José Luzinete Dias de Souza. “Nesta fase os jovens tem muitas dúvidas, que muitas vezes não são esclarecidas em casa. Por isso, é importante trocar informações sobre como evitar uma gravidez indesejada e doenças sexuais”, explica Luzinete.
De acordo com a monitora social do CRAS Central Elaine Microni, os jovens atendidos pelos CRASs participam de programas como Ação Jovem e Pró Jovem, além de adolescentes da comunidade. “Nos grupos discutimos vários temas conflitantes da adolescência, como mercado de trabalho, família, sexualidade. E nessas rodas de conversa é mais fácil o jovem se abrir, contar suas dificuldades e trocar experiências”, relata.
O educador do Observatório da Juventude, Leandro Gonzaga, informa que os adolescentes já estavam debatendo o tema em suas unidades de atendimento, e com a palestra foi possível promover a interação entre os grupos.