Cursos técnicos do Senai começam na Escola Edith Schneider

Educação - Destaques

140 alunos iniciam aulas gratuitas, feitos em parceria da Prefeitura com Senai e Pronatec

Os cursos profissionalizantes, lecionados por professores do SENAI, em parceria com a Prefeitura de Várzea Paulista e o Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), tiveram início segunda-feira (15), na Escola Edith Schneider, no Jardim Mirante. Os 140 alunos iniciaram as aulas de traçador de caldeiraria, auxiliar administrativo, recepcionista e almoxarife. “Hoje, são cursos muito procurados no mercado”, explicou o orientador de Prática Profissional do Senai de Campo Limpo Paulista, Sidnei Corredori.

Segundo ele, os cursos têm a mesma qualidade dos que se oferecem nas unidades do Senai. “É exatamente o mesmo curso” – explicou.

Para o prefeito Juvenal Rossi (PV), ainda que embrionária, a medida pode abastecer as indústrias da região e dar início ao sonho de instalar uma unidade do Senai em Várzea Paulista, já que é uma resposta à histórica dificuldade que os jovens varzinos encontram para se qualificar na cidade. “É um grande passo”, afirmou.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Ernaldo Artur, destacou a importância social do projeto, já que muitos desempregados poderão, com a qualificação recebida, entrar no mercado de trabalho.

Sobre os cursos técnicos

As aulas começam dia 15 de abril e serão realizadas na Escola Edith Schneider, no Jardim Mirante, das 19h às 22h, de segunda a sexta-feira. O curso tem duração de 180 horas (dois meses) e certificado do Senai e Pronatec. Os alunos matriculados receberão vale-transporte, material didático, camisetas, lanche e fruta.

Próxima chamada

Além dos 140 alunos contemplados, chamados por ordem de inscrição, os outros inscritos devem aguardar as próximas chamadas. Em junho, devem ser chamados mais 300. As aulas vão começar à medida que os professores forem disponibilizados pelo Senai.