Prefeitura de Várzea Paulista inaugura novo prédio do CRAS Norte

Desenvolvimento Social - Destaques

Novo serviço está mais próximo dos moradores da Vila Real, bairro com maior demanda por atendimentos

A Prefeitura de Várzea Paulista inaugurou quarta-feira (10/4) o CRAS Norte (Centro de Referência de Assistência Social) na Vila Real. A nova sede custou cerca de R$ 200 mil, recursos obtidos de fontes federal, estadual e municipal. Os principais beneficiários serão pessoas em situação de risco social, como pobreza e exclusão social, e demais cidadãos que necessitem de benefícios de políticas públicas na área.

As novas instalações estarão mais próximas da população da Vila Real, responsáveis por aproximadamente 60% dos atendimentos. “O espaço é bem maior, mais equipado e atenderá mais de 4.000 famílias da região norte da cidade inscritas no CadÚnico [Cadastro Único do Governo Federal para o recebimento de benefícios sociais]”, destacou o secretário de Desenvolvimento Social, Jeremias Santana.

O prédio anterior, no Jardim América III, teve o contrato de aluguel vencido em 30 de março, que onerava os cofres públicos em mais de R$ 19 mil por ano. Jeremias comemorou a conquista do novo prédio e já anunciou que o CRAS Central também ganhará sede própria. “Todos os CRASs estavam instalados em locais alugados. Hoje conseguimos esse belo espaço. No ano que vem o CRAS Central também terá sua sede própria na futura Praça do Esporte e da Cultura (PEC) – que já estamos construindo”, destacou.

De acordo com do vice-prefeito e também secretário de educação Rodolfo Braga (PSB), apesar da dívida de R$ 91,7 milhões herdada da gestão passada, a Prefeitura tem muitas conquistas para comemorar já nos primeiros 100 dias de gestão. “Se fizemos tanto nesse período, vamos demonstrar muito mais em dois e em quatro anos de mandato. A cidade verá toda a nossa vontade de trabalhar, o nosso empenho e nossas realizações”, afirmou.

O evento contou com a interpretação em libras dos Hinos Nacional e de Várzea Paulista – realizado por crianças da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Erick Becker, com o a apresentação do violonista (e coordenador do Observatório da Juventude) Vinícius Rocha e com uma palestra sobre o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) ministrado pela coordenadora geral do CRAS Norte, Agda Maria Brandão.

A mesa do evento de inauguração contou com a participação de Rodolfo Braga, representando o prefeito Juvenal Rossi (PV); do secretário de desenvolvimento social, Jeremias Santana; de Arnaldo Macedo, da Secretaria de Obras, Urbanismo e Meio Ambiente, representando o secretário da pasta, Flávio Otávio Pascoal; e do presidente da Câmara Municipal de Várzea Paulista, Ivan Sada (PPS). Estiveram também presentes vereadores, servidores públicos, autoridades municipais e cidadãos em geral.

Estrutura

O endereço da nova sede do CRAS é na Rua Capivari, 405, Vila Real. O local possui, divididos em três andares, devidamente sinalizados, recepção, banheiros masculino e feminino, com acesso a pessoas com deficiência, três salas de atendimento personalizado, dois auditórios para palestras, despensa, cozinha, copa, almoxarifado e 2 brinquedotecas, para as crianças se ocuparem enquanto os pais são atendidos.

Sobre o CRAS

O CRAS é uma unidade pública estatal descentralizada que integra a PNAS (Política Nacional de Assistência Social), que atua como a principal porta de entrada do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), dada sua ampla presença nos territórios e é responsável pela organização e oferta de serviços da Proteção Social Básica nas áreas de vulnerabilidade e risco social.

O principal serviço ofertado pelo CRAS é o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), que consiste em um trabalho de caráter continuado que visa fortalecer a função protetiva das famílias, prevenindo a ruptura de vínculos, promovendo o acesso e usufruto de direitos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida.