“Viola com Feijão” leva cultura ao Bar do Dito

Esporte e Lazer - Destaques

Projeto “Tutu à Moda Várzea Paulista” reúne música, catira, poesia e informação do Governo aos bairros da cidade

O projeto “Viola com Feijão”, cujo objetivo é levar cultura e conhecimento à população, começou na noite da última quinta-feira (4), no Bar do Dito, no Jardim Cruz Alta. Ao som da Orquestra de Violeiros Flor da Várzea e poemas declamados por Anael Lopes e Luiz Fernandes da Silva, o Tutu à Várzea Paulista – prato típico criado para a cidade – foi a atração da noite. Uma apresentação de catira feita por voluntários e dados governamentais da cidade também fizeram parte do evento.  

Logo após o término da música sertaneja, Luiz Fernandes, Alcides Graciano, Jandira Biágio e Eva de Camargo Góis contagiaram a plateia com a catira.

De acordo com o secretário adjunto de Cultura, José Moreira, o Jota, a receptividade por parte do público foi muito boa. “O dono do bar gostou muito do prato”, destacou.

Tutu à Várzea Paulista

A ideia do Tutu à Moda Várzea Paulista partiu do secretário adjunto de Cultura, José Moreira. O intuito é compor através da culinária a identidade cultural do município.

Segundo o Jota, a intenção é divulgar o prato de forma inteligente e marcada pela música, além de fornecer informações governamentais importantes acerca da situação da cidade, por meio da equipe de governo que acompanhará os músicos.

Divulgação

Assim como aconteceu esta vez, os donos dos estabelecimentos serão avisados previamente e a divulgação será feita no local, por meio de cartazes. “A ideia é que os donos dos bares possam até mesmo continuar a fazer o evento, com a ajuda da Orquestra” – explicou Moreira – “Podem até mesmo adotar o prato no cardápio do estabelecimento”.

Orquestra com história

A Orquestra de Violeiros Flor da Várzea se formou em 1985 e tocou muita música caipira até 1992, quando deixou de funcionar, até 2006, ano no qual voltou a tocar. São 12 violeiros que fazem concertos dentro e fora da cidade, além da missa caipira, sob a regência de Eder Manzini.

Para seu presidente, Heitor de Góis Maciel, a orquestra é importante por fazer com que Várzea Paulista tenha cultura. “Queremos produzir cultura e mostrar para outras cidades”, explicou.

Maciel destacou que a Prefeitura se dispôs a fornecer apoio quando o grupo tocar fora dos limites varzinos. O “Viola com Feijão” também é comemorado pelo violeiro. “Sem dúvida é importante para a população, pois as pessoas querem ver o que a cidade tem de cultura”, argumentou.

Tutu à Vàrzea Paulista
INGREDIENTES (Para 15 porções):

500 g de feijão carioca
250 g de lingüiça apimentada fina
250 g de lingüiça caipira (ou mista) fina
250 g de lingüiça calabresa (em cubos)
400 g de músculo de boi (em cubos)
400 g de panceta com pele
400 g de pernil (em cubos)
50 g de farinha de milho
01 maço de couve, picada fina
04 dentes alho picado
02 cebolas médias picadas
Sal a gosto

MODO DE FAZER:
1-Cozinhe o feijão até ficar bem macio; 2- Afervente as linguiças apimentada e caipira, em pouca água, até secar, corte em pedacinhos e adicione a linguiça calabresa, o alho, a cebola, frite tudo até dourar e reserve; 3- Cozinhe, separados, o músculo, a panceta e o  pernil até ficar no ponto;  4- Adicione ao feijão as carnes e as linguiças que foram refogadas, deixe ferver e mexa de vez em quando, depois coloque a couve e pulverize a farinha de milho aos poucos, somente para engrossar o caldo;   5- Sirva bem quente.

Sugestão de Acompanhamento: arroz e salada ou vinagrete.