Municípios da região assinam termo de adesão para construção de creches

Gestão Pública - Destaques

Prefeitura de Várzea Paulista doa terreno no Residencial São Vitor para construção de creche pelo Governo do Estado

O prefeito de Várzea Paulista, Juvenal Rossi (PV) participou dia 21 de março, da cerimônia de assinatura do termo de adesão entre o Governo do Estado e 45 municípios paulistas para construção de creches dentro do programa Creche-Escola, parceria entre as secretarias de Desenvolvimento Social e Educação.

O evento reuniu representantes das cidades de Atibaia, Campo Limpo Paulista, Indaiatuba, Itatiba, Jundiaí, Louveira, Pedra Bela, Pedreira, Piracaia, Socorro, Valinhos, Vargem, Várzea Paulista e Vinhedo na Secretaria de Desenvolvimento Social, em São Paulo.

De acordo com o vice-prefeito e secretário de Educação, Rodolfo Braga o município está empenhado em atender a demanda de vagas em creche existentes na cidade. “Temos uma lista de espera cada vez maior, atualmente temos 500 crianças aguardando uma vaga. Para suprir esta demanda temos buscado parcerias, como essa com o Governo do Estado”, relata. Rodolfo informa que outros projetos para a criação de novas vagas estão sendo desenvolvidos, como um projeto de lei enviado a Câmara para a criação de Creches Comunitárias. “Estamos viabilizando meios de atender essa demanda com um atendimento mais imediato. Todas essas atividades estarão sob os cuidados da secretária de Educação”, explica o vice-prefeito.

O programa Creche Escola, lançado em setembro de 2011, foi desenvolvido em parceria entre as Secretarias Estaduais de Desenvolvimento Social e de Educação. O programa tem por objetivo ampliar o atendimento de crianças na educação infantil, residentes, prioritariamente, em localidades com maior vulnerabilidade social. Cada unidade (obras e equipamentos) custa em média R$ 1,5 milhão e tem capacidade para atender de 70 a 150 crianças. Os prefeitos podem escolher entre os dois modelos elaborados pela Fundação para o Desenvolvimento da Educação.

O secretário de Desenvolvimento Social do Estado, Rodrigo Garcia ressaltou que a única contrapartida das prefeituras é o terreno de 2 mil m². “O Governo do Estado paga integralmente a obra e os equipamentos. O prefeito só precisa entregar um terreno plano em boas condições para que a obra avance”, finalizou. O terreno doado pela Prefeitura de Várzea Paulista está localizado no Residencial São Vitor.

Mais vagas em creches

O deputado estadual Beto Trícoli (PV) participou do evento e destacou a característica objetiva e criteriosa dos programas desenvolvidos pela secretaria de Desenvolvimento Social do Estado. “São programas permanentes. Isso permite que os gestores municipais entendam claramente como ter acesso aos programas e benefícios. Na data de hoje são 45 termos de adesão, mas já existem centenas deles consolidados, fato que venho comprovando nesses dois anos como deputado”.

No Brasil, em torno de 65% das crianças de 0 a 6 anos – principalmente nas regiões Norte, Nordeste e Centro Oeste – não tem acesso à escola e creche. O Estado de São Paulo é uma exceção, com o menor índice de carência em vagas em creches, com pouco mais de 40%.

O evento contou com as participações do Coordenador de Relações Institucionais da Secretaria de Estado da Educação, José Afonso Carrijo e demais deputados. Entre os prefeitos presentes estavam os de Itatiba (João Fattori), Pinhalzinho (Anderson “Magrão”) e Piracaia (Terezinha das Graças Peçanha). O vice-prefeito de Vinhedo, Jaime Cruz, assinou o termo pelo município. Marcou presença ainda a secretária de Educação de Atibaia, Márcia Bernardes, que assinou o termo de adesão pela Prefeitura.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Deputado Beto Trícoli