Gestantes se reúnem em atividade do programa Primeiríssima Infância

Saúde - Cotidiano

Grávidas participaram de palestras e ganharam presentes da empresa Baby Roger

A Unidade Básica de Saúde do Jardim Promeca promoveu nesta terça-feira (26) uma atividade do programa Primeiríssima Infância com aproximadamente 40 gestantes. As grávidas assistiram palestras sobre cuidados durante a gestação e higiene bucal. O principal objetivo foi estreitar o vínculo entre as gestantes e a Unidade.

De acordo com a gerente da UBS, Lílian Pacheco, a atividade também teve como objetivo, mostrar o trabalho desenvolvido pelo projeto Primeiríssima Infância, que proporciona atenção especial ao bebê desde o momento de sua concepção.

O projeto visa ao fortalecimento dos laços entre a mãe e o bebê, a importância da amamentação e a detecção e tratamento da depressão pós-parto. Além disso, incentiva a participação do pai no pré-natal e nos grupos de gestantes. “Algumas vezes a mulher foca tanto no bebê, que esquece de incluir o pai nas atividades. A participação do homem aumenta o vinculo familiar, os cuidados e responsabilidades com a criança”, explica Lílian.

Para a mamãe Gesiane Toledo de Oliveira, de 30 anos, os grupos de gestantes contribuem com aprendizado e troca de experiências. “Estou em minha terceira gestação e em cada reunião do grupo de gestantes aprendo coisas novas. Tudo isso é muito importante para o meu bebê e toda minha família”, fala a grávida de cinco meses.

Presentes para as mamães

Ao final das atividades as mamães participaram de um delicioso café da tarde e receberam um kit doado pela Baby Roger, composto por shampoo, condicionador, lenço umedecido, fralda descartável, squeeze e bolsa. Também receberam um kit odontológico com pasta e escova dental, fornecido pela dentista da unidade, Telma Torso.

Programa Primeiríssima Infância

A iniciativa tem como objetivo cuidar bem da personalidade e da saúde durante as primeiras fases da vida: primeiríssima infância (0 a 3 anos) e primeira infância como um todo (0 a 6 anos).

A Fundação Maria Cecília Souto Vidigal pela Primeira Infância (FMCSV) em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, investe na formação dos servidores públicos de forma intersetorial: com focos em educação, saúde e assistência social.

Para mais informações sobre a FMCSV, acesse: http://www.fmcsv.org.br.