Várzea participa de mobilização nacional de saúde

Notícias

CTA de Várzea Paulista realiza ações de testagem de sífilis, HIV e hepatites virais

De 1º a 5 de abril o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) de Várzea Paulista participa da Mobilização Nacional, organizada pelo Ministério da Saúde, para testagem de sífilis, HIV e Hepatites virais (B e C).

A iniciativa é voltada para as pessoas que desejam saber sobre sua condição de saúde. Além dos exames, no CTA também é possível tirar dúvidas sobre as formas de contaminação e tratamento, e obter gratuitamente preservativos masculinos e femininos. “O foco do nosso trabalho é aumentar o acesso ao diagnóstico precoce”, afirma a enfermeira responsável pelo CTA de Várzea Paulista, Maria Heloísa Gebram.

CTA

Inaugurado em junho de 2008, o CTA realizou mais de 2 mil testes somente em 2012. O serviço integra o programa “Fique Sabendo”, do Governo Federal, que tem o intuito de incentivar à população a realizar o teste de Aids e enfatizar a importância da realização do exame. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, ao lado da UBS São José, localizada na Praça Castro Alves, s/nº, Vila São José. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4596 5130.

Fique Sabendo

Com apenas uma gota de sangue colhida o resultado do teste rápido sai em 30 minutos. Com o diagnóstico em mãos a pessoa recebe aconselhamento antes e depois do exame, e em caso positivo ela é encaminhada para o serviço especializado.
 
“O diagnóstico precoce produz dois impactos positivos: o individual e o coletivo. Primeiro, é importante que o paciente saiba que está infectado, isso possibilita um tratamento eficaz e mais rápido, reduzindo os riscos e melhorando a qualidade de vida. Segundo, reduz a carga viral negativa. Viver com HIV não é simples, mas saber é muito melhor”, afirmou o secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa.