Prefeitura desenvolve projeto para reflorestar a cidade

Meio Ambiente - Destaques

Mudas de árvores nativas estão sendo cultivadas no Parque Chico Mendes e plantadas em praças, calçadas e beira de córregos

A Prefeitura de Várzea Paulista, através da equipe do Parque Ecológico Chico Mendes está desenvolvendo um projeto voltado para a melhora do meio ambiente do município: o reflorestamento de áreas verdes, beira de córregos, praças e calçadas. De acordo com o coordenador do Parque, Celso Sant’Anna, as árvores, além de oferecer sombra e dar frutos, também proporcionarão a melhora da qualidade do ar e da água.

Atualmente o viveiro construído no Parque Chico Mendes possui cerca de 650 mudas de árvores frutíferas, exóticas e nativas, que foram doadas pela Sabesp. De acordo com Celso Sant’Anna, coordenador do Parque Ambiental espécies como dedaleiro, jacarandá, ypê, paineira rosa, cambucí, jambolão, andá-açu, jacarandá preto, entre outros, em breve, serão vistas nas ruas da cidade. “Árvores frutíferas contribuem com o aumento de pássaros e as que dão flores aumentam a quantidade de abelhas e borboletas, importantes para a polinização das flores”, explica Sant’Anna.

Segundo o coordenador, a população tende a ganhar com a iniciativa. “As pessoas precisam se conscientizar sobre a importância das árvores para a natureza e também para uma vida melhor nas cidades. Esse trabalho de reflorestamento a longo prazo trará muitos benefícios para Várzea Paulista e seus moradores”, relatou.

A partir das espécies cultivadas no viveiro, em breve, o próprio Parque vai começar a produzir mudas, que serão plantadas pela cidade.

Trabalho voluntário

O plantio em beira de córregos e rios protege o solo da erosão e evita que resíduos caiam na água. Um dos primeiros plantios aconteceu no último sábado (16), na beira do córrego Tapira, no bairro América 4.

A iniciativa contou com a presença de funcionários do Parque Ecológico, da Guarda Ambiental, da vereadora Valdilene (PV) e voluntários.

Calçadas com mais sombra

Além do plantio em áreas públicas, o Parque Chico Mendes também está disponibilizando aos moradores interessados, mudas para serem plantadas nas calçadas da cidade. “Temos espécies pequenas e que não soltam tantas folhas, como o Cambucí, uma árvore muito utilizada em áreas externas de residências”, explica Sant’Anna. Os interessados devem entrar em contato com a coordenação do Parque através do telefone 4595-3266, ou comparecer à rua Arujá, 276, Jardim América 2.