CTA realiza trabalho de prevenção a Aids e DSTs

Notícias

Centro de Testagem e Aconselhamento realiza testes para detecção das doenças e aconselhamento aos pacientes

O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) realiza gratuitamente o diagnóstico e a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, oferecendo testes para HIV, sífilis e hepatite B e C, além da distribuição de preservativos masculinos e femininos. O teste de HIV é feito em 15 minutos.

O atendimento é inteiramente sigiloso e os pacientes recebem acompanhamento e orientação. Ao receber o resultado dos exames que detectam a existência ou não do HIV, os pacientes passam por um processo de aconselhamento, feito de forma cuidadosa, com o objetivo de facilitar a interpretação do resultado. “Damos suporte psicológico, encaminhamento e trabalhamos muito a educação para prevenção”, afirma a enfermeira responsável pelo CTA de Várzea Paulista, Maria Heloísa Gebram.

Para realizar os testes não é necessário encaminhamento médico ou que o paciente se identifique. Ao procurar o CTA o usuário recebe uma sessão de aconselhamento com o objetivo de oferecer apoio emocional e esclarecer dúvidas, que auxilia a avaliação dos riscos e a escolha da melhor forma de prevenção.

Serviço social do CTA

Inaugurado em junho de 2008, o CTA realizou mais de 2 mil testes somente em 2012. O serviço integra o programa “Fique Sabendo”, do Governo Federal, que tem o intuito de incentivar à população a realizar o teste de Aids e enfatizar a importância da realização do exame.

O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, ao lado da UBS São José, localizada na Praça Castro Alves, s/nº, Vila São José. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4596 5130.