Mulheres de Várzea Paulista são homenageadas pela Câmara Municipal

Governo e Administração - Destaques

No dia Internacional da Mulher, 8 de março, as cidadãs varzinas foram homenageadas pela Câmara Municipal em um evento organizado pelo presidente do Legislativo Ivan Sada (PPS) e as vereadoras Suely do Yakult (PT) e Valdilene (PV). Diversas atividades culturais marcaram a comemoração, que contou com a apresentação da Orquestra Sinfônica de Várzea Paulista, da Companhia de Balé da coreógrafa Ana Paula, do violinista Emerson Proença Marques, o Bem-te-vi, e da cantora Shelly Simon.

O presidente da Câmara, Ivan Sada, relatou estar honrado em atuar com duas mulheres no Legislativo. “A mulher tem se destacado cada vez mais, a prova é que temos duas vereadoras em nossa cidade. Em todas as áreas elas vêm conquistando seu espaço e mostrando sua força”, relata.

O município só havia tido uma mulher na Câmara, Idoroti de Souza, já falecida. Ela se elegeu na primeira legislatura de Várzea Paulista, no ano de 1965 e atuou por dois mandatos.

Para o prefeito Juvenal Rossi (PV) é uma grata satisfação ter mulheres atuando na Câmara. “É muito difícil para o homem resumir a grandeza da mulher, que vive de tantas lutas. Ninguém é mais abençoada que vocês”, afirma.

O padre Anderson Silva, da Comunidade São Francisco e o pastor José Costa, fizeram orações pelas mulheres, durante o encontro.

Força Feminina

O dia de homenagens também contou com uma breve explanação sobre o tema: “A mulher conquistando seu espaço”, realizada pela psicóloga e ex-vereadora de Jarinu, Débora Prado. Ela falou sobre os desafios dos dias atuais, os resquícios do machismo em nossa cultura e o histórico de exclusão e repressão social enfrentado pelas mulheres.

Também participou do evento, a primeira-dama Maria Ângela Rossi. “Todas as mulheres que lutam e batalham por um mundo mulher merecem ser homenageadas hoje e todos os dias”, diz.

As organizadoras do evento, as vereadoras Sueli do Yakult (PT) e Valdilene (PV) ficaram muito satisfeitas com as homenagens. “A Câmara está aberta para todas as mulheres, andando pela cidade vejo o quanto ainda precisamos conquistar, e juntas conseguiremos, porque assim somos mais fortes”, disse Sueli.

“É uma honra representar as mulheres no legislativo. Muitos me disseram que uma dona de casa não conseguiria espaço no legislativo, mas hoje estou aqui. Por isso eu digo: somos capazes de tudo, basta querer”, afirma a vereadora.

Homenagens

Representando as mulheres varzinas, foram homenageadas Ana Terezinha de Paula Ferreira, Florenides Gaino, Ana de Lurdes Batista, Simone Bifani, Maria José Rodrigues da Costa, Delazir Teixeira de Azevedo, Sonia de Fátima Peres, Tânia Cristina Gonçalves, Marli Ramos, Cleide de Souza Silva e Leide Maria Carvalho. Todas receberam orquídeas e uma placa de agradecimento.

A funcionária pública Sônia Marinele Lima, que trabalha no Protocolo, também foi homenageada pelo secretário de Gestão Pública, Marcos Bueno. E Vitor Alexandre de Marco, viúvo da funcionária Silvana de Marco, que faleceu em 14 de janeiro, recebeu em nome de sua esposa, a homenagem póstuma.