Previsão de chuvas em março aumenta em relação ao ano passado

Esporte e Lazer - Destaques

Solo úmido em razão de chuvas diárias aumenta  a atenção da Defesa Civil em locais de risco

Segundo a Defesa Civil, as chuvas em Várzea Paulista continuam neste mês de março e podem ser até 14% maior em relação ao mesmo período do ano passado: a precipitação estimada é 176 mm, contra 154 mm em 2012. Os dados são previsões calculadas terça-feira (05/03) pela Somar Meteorologia – Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de São Paulo.

“Vamos ficar atentos porque as previsões apontam que choverá quase todos os dias este mês. Mesmo sendo um volume diário pequeno, isso deixa o solo constantemente úmido, muito sensível nas ocasiões de altas concentrações de chuvas”, afirma Cristiano Vargas, diretor de Defesa Civil de Várzea Paulista. O coordenador explica essas concentrações podem ocorrer a partir de 13 de março, quando as precipitações diárias devem se elevar. “Devemos também nos concentrar na movimentação das massas de ar quentes ou frias, vindas do sul, que podem alterar essas previsões”, explica. As áreas mais sensíveis na cidade onde pode haver riscos de pequenos deslocamentos de solo estão localizadas, principalmente, nos bairros da zona norte e leste da cidade como, por exemplo, no Jardim Promeca.

Segundo o coordenador, as ações de prevenção são contínuas: as áreas, em que há risco de desabamento e alagamentos, já estão mapeadas e são monitoradas diariamente em parceria com a Guarda Municipal – que recebe as ligações de emergência 24 horas por dia –, o Grupamento de Bombeiros Civis Voluntários e a Secretaria de Trânsito. A prefeitura disponibiliza à população o número 0800 770 0811 para a manifestação de ocorrências.

Entenda os indicadores utilizados pela Defesa Civil

• As referências principais são baseadas na previsão ou na mensuração do volume de chuvas num período de três dias.
  • Estado de observação: quando há mudanças nas condições do tempo, porém ainda não significativas. Constatação ou previsão de precipitação de até 79 mm.
  • Estado de atenção: quando a chuva tem potencial suficiente para provocar alagamentos na cidade. Constatação ou previsão de precipitação de 80 mm a 99 mm.
  • Estado de alerta ou alerta máximo: previsão ou constatação de precipitação acima de 100 mm.