Várzea Paulista adquire estação meteorológica

Notícias

Defesa Civil e Grupamento de Bombeiros Voluntários poderão realizar ações de prevenção de emergências com dados mais qualificados

A cidade de Várzea Paulista conta a partir desta semana com um novo equipamento para monitorar o clima da região. A Defesa Civil e o Grupamento de Bombeiros Voluntários do município adquiriram o Wireless Weather Station (Estação Meteorológica Sem Fios) da La Crosse Technology. O equipamento, importado dos Estados Unidos, é capaz de medir não apenas o índice pluviométrico (nível de chuvas), mas também a velocidade dos ventos, a temperatura e a umidade do ar, tudo simultaneamente.

De acordo com Cristiano Vargas, diretor de Defesa Civil de Várzea Paulista, até o momento, a cidade utilizava apenas dados fornecidos pela Defesa Civil do Governo do Estado de São Paulo. “Porém, as informações são muito amplas, abrangendo toda a área I-5 da Defesa Civil (Região metropolitana de Campinas e cidades da região, incluindo Várzea Paulista). Esses dados ajudam muito. Mas precisamos de um monitoramento mais preciso do município”, explica.

Com os dados mais completos – mensurados a partir da região central da cidade – será possível prever com mais precisão eventos que possam trazer riscos à população. “A nova estação oferece dados remotamente e em tempo real, possibilitando ações de prevenção com mais agilidade”, explica. O equipamento envia informações via rádio, em 915 MHZ, que podem ser acessadas através de computadores. Os dados também podem ser recebidos e analisados em smartphones (números e gráficos), via e-mail e até mesmo por SMS (mensagens de texto de celulares).

O equipamento será instalado em fase de testes na sede do Grupamento de Bombeiros Voluntários, no Jardim Primavera. O plano é instalar mais quatro aparelhos nas áreas norte, sul, leste e oeste da cidade. O objetivo é obter a cobertura das condições climáticas em 100% do território municipal.

Como trabalha a Defesa Civil        

As ações de prevenção da Defesa Civil em Várzea Paulista são contínuas: as áreas de risco, mapeadas, são monitoradas diariamente e ininterruptamente em parceria com a Guarda Municipal – que recebe as ligações de emergência 24 horas por dia –, o Grupamento de Bombeiros Civis Voluntários e a Secretaria de Trânsito. Segundo Cristiano Vargas, “as previsões de chuva são monitoradas dia a dia e há sempre acompanhamento in loco nas áreas mais críticas”, explica. A prefeitura disponibiliza à população o número 0800 770 0811 para a manifestação de ocorrências.