UBS São José realiza mobilização contra a Dengue

Saúde - Cotidiano

Telas plásticas e hipoclorito de sódio são distribuídos gratuitamente à população

A equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) São José realizou na manhã de segunda-feira (04) uma mobilização para conscientizar a população sobre o combate ao mosquito da Dengue, o Aedes Aegypti.

Os usuários do serviço de saúde puderam ver de perto mosquitos, larvas e ovos do mosquito; aprenderam a higienizar caixas d’águas, evitar o acúmulo de água parada e a identificar os sintomas da doença. Além disso, também foram distribuídas telas plásticas para realizar o fechamento de tambores e caixas d’águas e hipoclorito de sódio, utilizado para realizar a limpeza adequada dos recipientes. Os materiais estão disponíveis gratuitamente nas UBS do município e podem ser solicitados pela população.

De acordo com a gerente da UBS, Daniele Marques, a medida foi adotada para prevenir que a doença se instale na cidade. “Em cidades da nossa região, já temos vítimas fatais da Dengue. Nosso trabalho é promover saúde, e para isso, nada melhor do que a prevenção”, explica.

O agente de saneamento Esdras Feitosa explicou a cada uma das pessoas que passaram no local a importância de se combater os criadouros do mosquito. “Temos que mobilizar o máximo de pessoas sobre a gravidade da doença e a relevância da prevenção. Nosso papel é fazer as pessoas se preocuparem com a dengue e trabalharem para evitá-la”, relata. A iniciativa que teve início na UBS, também será estendida às creches e escolas da região central da cidade.

Wilson Cal foi à UBS realizar um exame de rotina e acabou levando um frasco de hipoclorito de sódio para casa. “É muito bom ter acesso a essas informações e meios de realizar uma limpeza efetiva das caixas d’águas. Sempre achamos que essas doenças não vão nos atingir, mas não é assim”, fala.

Ajude a quebrar o ciclo da dengue

Os ovos do mosquito da dengue precisam de água limpa e parada para nascerem. Por isso, é muito importante não deixar a água acumular.

Logo que ficam adultos, os mosquitos já começam a picar e, quando em contato com o sangue de uma pessoa com dengue, passam a carregar o vírus.  E, assim, o mosquito infectado começa a transmitir a doença.

Os principais sintomas da dengue são: febre alta com dor de cabeça, dor no corpo, atrás dos olhos e nas juntas. Ao apresentar um ou mais destes sintomas procure imediatamente uma unidade de saúde.

Para que a doença não se espalhe, todos precisam colaborar e evitar o acúmulo de água parada.