Voluntário começa a pintar lixeiras ecológicas da Prefeitura

Meio Ambiente - Destaques

Jefferson Adriano já pintou até fora da cidade e dá beleza às lixeiras

O grafiteiro Jefferson Adriano começou a grafitar – de modo voluntário – as 18 lixeiras ecológicas feitas pela Prefeitura. Ele identifica as lixeiras e faz sempre um desenho alusivo ao meio ambiente. O trabalho deve ser concluído até o final desta semana. A indicação foi feita pelo professor Tizio, da ONG “Amagraça”. O trabalho foi muito elogiado pelo assessor de gabinete, Jacinto Spoli, que produziu as lixeiras junto do secretário adjunto de Compras (secretaria de Gestão Pública), José Melo. “Queremos ver se trazemos esse trabalho para a Prefeitura”, afirmou.

O garoto é um dos poucos grafiteiros varzinos que usa a arte na cidade. Ele aprendeu a fazer os desenhos na vivência do dia a dia e no contato com grafiteiros experientes. Já fez grafites, de forma artística, até mesmo em cidades como Diadema, Itapecerica da Serra e Campo Limpo Paulista. Com sua marca, o “macaquito roxo”, já participou de encontros de grafiteiros e hoje já usa também a aerografia, grafite profissional feito com compressor. “Essas lixeiras ficam bonitas e são uma forma de divulgar meu trabalho”, declarou.

Já há dois pedidos de lixeira para serem colocadas em Jundiaí, segundo Spoli.

Lixeira verde

A Prefeitura Municipal de Várzea Paulista já produziu, este mês, 18 lixeiras ecológicas de 100 litros. O custo médio é de R$ 7,00 por lixeira, preço praticamente simbólico, já que se encontram lixeiras plásticas de 92 litros à venda por R$ 231,03. Por um pedido de uma alternativa barata e ecológica, feito pelo prefeito Juvenal Rossi, os utensílios foram feitos com pneus usados de carro ou motocicleta e fundo aberto, costurado com corda de nylon – usada em varal – para não gerar água parada. Já estão em uso 10 delas: 7, na Prefeitura, 2 na Câmara e 1, no prédio Mais Fácil.

Os utensílios foram feitos com pneus usados de carro ou motocicleta e fundo aberto, costurado com corda de nylon – usada em varal – para não gerar água parada.