“Papo Fiado” anima UBS da Vila Marajó e promove segundo bazar

Saúde - Cotidiano

População participativa e estrutura da unidade favorecem grupo de idosos, que ocupa o tempo com atividades recreativas

As tardes de terça-feira não são nada pacatas para as idosas do “Papo Fiado”, grupo de terapia comunitária que se reúne na UBS da Vila Marajó. Elas se encontram toda semana, das 14 às 17 horas, para jogar conversa fora e fazer artesanato, tudo de maneira bem-humorada. Sempre há também um momento para o lanchinho. O grupo vai realizar no próximo dia 12 o segundo bazar em seis meses. Serão vendidas roupas usadas (R$ 1,00 por peça), das 8 às 17 horas, na própria unidade. O valor obtido será convertido em cola e verniz, usados para o artesanato feito pelo grupo.

O primeiro bazar foi feito em dezembro, dois meses depois do início do grupo. A enfermeira Helena Torgyesi destacou a boa vontade e eficiência das participantes. “Com dois meses, já fizeram um bazar”, declarou.

A gerente da unidade, Nora Nei comemora o sucesso da iniciativa. Ela e suas enfermeiras perceberam – em outubro do ano passado – a necessidade de ocupar positivamente o tempo dos pacientes da terceira idade. “Essas senhoras decidiram todo o trabalho que realizariam”, explicou.

Para a dona de casa, Inocência de Ciclo, que participa das atividades desde o seu início, a iniciativa é muito boa. “Passamos uma tarde gostosa, conversando, trabalhando e isso é muito bom, anima a gente”, frisou.

No “Papo Fiado”, aberto a novos adultos interessados, são produzidas mesas para colocação de revistas, bolsas, guardanapos, capas de celulares, além de outros artigos decorativos. Muita coisa é feita com materiais reaproveitados, como jornal, por exemplo.

Projetos Bem Sucedidos

A UBS da Vila Marajó chama a atenção pela quantidade de grupos de terapia comunitária, como o “Hiperdia” (para hipertensos e diabéticos), o “Lian Gong” (medicina japonesa de alongamento) e o “Medidinha Certa” (para educação alimentar e diminuição de obesidade infantil).

A nova supervisora de Apoio Básico à Saúde, Mônica Carvalho apontou que a ideia da nova gestão é expandir os projetos. “Queremos mostrar que dá pra usar a ideia do “Papo Furado” em outras unidades, assim como o grupo de gestantes e os demais”, afirmou.

A UBS da Vila Marajó está localizada na rua Ananatuba, s/n, Vila Marajó.