Várzea Paulista ganha novas Escolas de Samba

Esporte e Lazer - Destaques

Secretaria de Cultura incentiva à criação de escolas de samba no município

A Secretaria Adjunta de Cultura tem incentivado a ampliação da festa mais popular do país: o Carnaval. Nos dias de folia duas novas escolas foram batizadas na cidade. A primeira, no dia 11: em um grande evento carnavalesco, a escola de samba da Vila Popular, foi oficialmente nomeada como Escola de Samba Unidos da Maranhão. Como em todo batismo, a madrinha da nova Escola foi a já conhecida Agremiação do Jardim Promeca; a segunda nomeação aconteceu na terça-feira de carnaval, dia 12. O bairro Jardim Cruz Alta nomeou seu grupo carnavalesco como Império da Cruz Alta.

O objetivo é criar uma escola de samba em cada bairro do município.

De acordo com o secretário adjunto de Cultura J. Moreira o projeto visa, acima de tudo, a harmonia entre as escolas, sendo que uma batiza a outra, tendo-as, como co-irmãs. “Tudo isso fortalece nossa ideia, que é ter, em 2014, um dos melhores carnavais da região. Agora abrilhantado por três ou mais escolas de samba”, explica.

A intenção é estender o projeto para a região Norte da cidade. “Estamos fazendo uma pesquisa cultural para conhecer as pessoas envolvidas com o carnaval e entrar em contato”, fala. Os envolvidos com as agremiações da Vila Popular e Jardim Cruz Alta já estavam envolvido com a organização do carnaval, mas por falta de oportunidades, atuavam em outras cidades como Bragança, Jundiaí, Campo Limpo, relata Moreira. “Até então eles não tinham aberturas para investir no carnaval em Várzea Paulista”.  

A partir de março, as escolas serão registradas com seus estatutos, CNPJ e documentação, para que os carnavalescos possam buscar recursos financeiros, principalmente, junto à iniciativa privada.

Recursos

A Secretaria Adjunta de Cultura tem o propósito de celebrar parcerias com a iniciativa privada a fim de levantar recursos para promover eventos. Como aconteceu com o Carnaval 2013, em que a ACE e o comércio local foram os parceiros da Prefeitura na organização da festa.

“O projeto do carnaval 2013 teve sua meta cumprida, no qual foi dado todo suporte necessário a única escola de samba da cidade, até então, o Grêmio Recreativo Unidos em Cima da Hora”, relata o secretário adjunto.  

O objetivo do secretário é conseguir recursos através da Lei de Incentivo à Cultura, a lei Rouanet. Devido ao seu incentivo fiscal, é possível que pessoas físicas e jurídicas apliquem parte de seu Imposto de Renda devido em ações culturais.