Departamento de Esportes investe no esporte da cidade

Esporte e Lazer - Destaques

Artes marciais e atletismo ganharão destaque durante este ano

O Departamento de Esportes vai investir no esporte em 2013. Está em pauta o projeto “Lutando para Renovar”, que deverá promover aulas gratuitas de jiu-jitsu e muai thai para os varzinos interessados, em breve. Um treino aberto será realizado no próximo sábado (23), às 14h00, para apresentar os esportes aos varzinos, no Ginásio Ayrton Senna da Silva. Além disso, alguns atletas contarão com patrocínio da cidade para buscarem melhores resultados em suas modalidades. “Não vamos medir esforços para que todas as modalidades ganhem força”, afirmou o secretário adjunto de esportes, Nenê Nivoloni.

O professor faixa preta de jiu-jitsu, Júlio Crivelari, já deu aulas na China e foi quatro vezes campeão brasileiro. Hoje dá aulas em Jundiaí e comemora a oportunidade de promover o treino aberto em Várzea e iniciar o projeto social “Lutando para Renovar”. Ele quer demonstrar à população que o esporte é fundamental para a formação de uma boa personalidade. “A luta te dá disciplina, autonomia e autoconfiança para dizer não algumas vezes”, explicou.

Crivelari pretende levar o esporte para as comunidades carentes. Se a cidade aderir ao esporte, não se descarta, segundo o professor, incluir as artes marciais nas aulas escolares.

Pé na Tábua recebe apoio da Prefeitura

A equipe de corrida de rua denominada “Pé na Tábua” corre pela cidade, de acordo com seu coordenador, Ademilson Britto, há aproximadamente 8 anos, período no qual participou de provas como “São Silvestre”,  “Maratona de São Paulo”, “Maratona do Rio de Janeiro”, “Volta Internacional da Pampulha”. Todos os atletas da equipe, que não são de elite, mas têm boas histórias de superação, condicionamento com qualidade de vida e alguns pódios alcançados, vão participar, com ajuda de custo fornecida pela Prefeitura, do “Circuito de Praias do Estado de São Paulo”, no próximo domingo (24).

Outro focos é a preparação para a “Maratona Internacional do Chile”, em Santiago, que ocorrerá em abril. Cerca de 15 atletas da equipe, segundo Britto,  já estão se preparando. Será a primeira vez, segundo Ademilson, que uma equipe representará Várzea Paulista fora do Brasil.