Biblioteca tem mais de 21 mil livros

Educação - Destaques

Acervo de Várzea Paulista reúne clássicos da literatura e best-sellers

Ao adentrar a biblioteca de Várzea Paulista, o visitante se depara com uma frase de Mário Quintana: “Os livros não mudam o mundo, quem muda o mundo são as pessoas, os livros só mudam os pessoas”. A expressão  deixa claro o poder transformador da leitura.

E livros não faltam para os varzinos. A Biblioteca Municipal possui um acervo com mais de 21 mil títulos, entre clássicos da literatura nacional e internacional, livros didáticos, infanto-juvenis, infantis e best-sellers. Também disponibiliza revistas e jornais de circulação na região e no estado.

A bibliotecária Marli Zoratto dos Santos é a responsável pelos cuidados e organização do acervo. “Oferecemos apoio aos leitores, indicando livros e diversificando as opções de leitura”, explica. “Nosso acervo tem uma alta qualidade. Temos os livros utilizados nos principais vestibulares do país, com grandes autores nacionais e internacionais”, explicou.

De acordo com Marli, as pesquisas em livros didáticos diminuíram muito, com o acesso da população à internet, mas alguns professores solicitam que trabalhos escolares sejam pesquisados em material impresso. “Esse tipo de pesquisa faz com que os alunos leiam mais e realmente entendam sobre o assunto”, disse.

Pequenos leitores

A Biblioteca também tem um cantinho especial reservado aos pequenos leitores. Sofás, almofadas e muitos livros e gibis auxiliam as crianças a entrarem no mundo da leitura. A pequena Sofia Braga, de oito anos, passeava pela biblioteca como uma frequentadora antiga, escolhendo os exemplares que levaria para casa. “Minha mãe deixa que eu leve dois livros. Gosto muito de vir aqui”, fala a estudante. Ao ser questionada sobre seu livro preferido, Sofia já deixa clara sua paixão. “Adoro a história da Bela Adormecida, já li três vezes”, contou sorridente.

Lucileide da Silva Braga afirma que a família já tem o habito de visitar a biblioteca e incentiva as filhas Sofia e Vitória, de 13 anos, a ler com freqüência. “Na minha infância também ia muito a bibliotecas e transmito esse costume as minhas filhas. Com a leitura elas terão um vocabulário melhor e viverão grandes aventuras, que só os livros oferecem”, disse.

Conto Encanto

Outra maneira de incentivar as crianças a ler é através do projeto Conto Encanto, que são baús de livros que circulam pelas escolas da rede municipal. Marli explica que para participar do projeto, basta que a educadora solicite o material e informe a faixa etária dos alunos. “Montamos um baú com 50 livros, voltados para o projeto sugerido pela professora. Temos autores como Rute Rocha e Ziraldo, além de fantochos e dedoches para os menorzinhos”, relata.

Serviços

Para fazer empréstimos basta fazer uma carteirinha de sócio. É necessário apresentar comprovante de residência e uma foto 3×4. “Cada pessoa pode levar até cinco livros, que devem ser devolvidos em 15 dias”, explica a bibliotecária. O local também aceita a doação de livros de literatura, em bom estado.

O acervo da Biblioteca está todo informatizado e as buscas por títulos, autores e assuntos podem ser realizadas em um terminal que fica no local, ou pela internet, no portal da Prefeitura (www.varzeapaulista.sp.gov.br), através do link Governo Eletrônico, no ícone Educação, no qual se visualiza o serviço de consulta à Biblioteca.

A Biblioteca Municipal está localizada no prédio do Espaço Cidadania, na Av. Ipiranga, nº 151, Centro.