“Projeto Futuro” se fortalece e ganha mais modalidades

Esporte e Lazer - Destaques

Varzinos poderão se inscrever em várias modalidades de dança, judô e caratê, a partir de segunda (17)

O “Projeto Futuro” será fortalecido pela gestão do prefeito Juvenal Rossi (PV). A partir deste ano haverá aulas gratuitas de caratê, judô e dança, além do aeroboxe e do kung fu, modalidades já existentes. Os locais serão os Ginásios de Esportes Vila Popular e Jordan Dias Fernandes (Jardim Promeca), no Parque Chico Mendes, no Espaço Cidadania e no Ginásio Ayrton Senna da Silva. As inscrições começam na próxima segunda (17) e podem ser feitas sem limite de idade, no Espaço Cidadania, na Prefeitura, em horário comercial. “Esse projeto trará muitas modalidades, tirará as crianças das ruas e poderá formar o atleta olímpico que desejamos”, afirmou o secretário adjunto de Esportes, Nenê Nivoloni.

A professora de artes marciais, Sandra Yumi coordena o projeto, articula-se com novos professores interessados e busca verbas junto aos Governos Estadual e Federal.

A professora de dança, Ana Paula Aguiar, destacou o fato de não haver limite de idade para as aulas. Ela dá aula desde 2003 e já realizou inclusive cursos de especialização da “Royal Academy of Dance”, escola britânica. As modalidades possíveis são ballet clássico, jazz, street dance, dança de salão, axé, rope skipping – atividade física e composição coreográfica baseada no pulo de cordas – e aulas de “fitness”, como ritmos e step – uso de escadas para estimular coordenação motora, condicionamento cardiovascular, entre outros.

Relevância social

O sensei José da Silva destacou a importância das atividades, já que ocupam positivamente o tempo das crianças e formam campeões. As artes marciais, segundo ele, também fornecem disciplina e orientação aos alunos.

Todos os trabalhos terão acompanhamento pedagógico da psicopedagoga Shirley de Souza, que dará para as famílias dos alunos que apresentarem dificuldades nas aulas.

Futuro do esporte

Bárbara Bueno tem 8 anos e já ganhou 20 medalhas no caratê. Ela se interessou pelo projeto. Outra que fará parte é a pequena dançarina Yasmim Yumi.