Prefeitura busca parcerias na área da educação

Educação - Destaques

Reunião com representantes do Sesi, Senai e Continental Teves discute projetos esportivos e educacionais

A Prefeitura de Várzea Paulista tem buscado parcerias na área de esportes e educação e, contado com importantes colaboradores, como o Sesi, Senai e Continental. Um encontro entre os representantes do poder público e do setor privado discutiu os temas, no gabinete do prefeito, quarta-feira (30).

O vice-prefeito e secretário de Educação, professor Rodolfo Braga destacou que a soma dos projetos auxiliam no desenvolvimento do bem maior que a cidade possui: os estudantes. “Tudo começa com as crianças, pois, ao investir em sua evolução intelectual e física, estamos preparando um futuro melhor para Várzea Paulista”, explica.

A parceria entre as instituições e a Prefeitura é intermediada pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Ernaldo Artur. “Nosso intuito é firmar novas parcerias e ampliar as já existentes. Queremos formar atletas de nível profissional e oferecer uma educação de alta qualidade para os alunos da rede municipal”, diz.

Sesi, Senai e Continental

Para o presidente do conselho Sesi-Senai, Vandermir Francesconi Junior, a parceria só tem a acrescentar na qualidade do ensino e na vida dos estudantes varzinos. “Apresentamos a proposta de implantar na rede municipal, o Sistema Educacional do Sesi, que já é reconhecido e utilizado em outras cidades do interior paulista, como Araraquara, São Luiz do Paraitinga e Iperó”, fala Francesconi.

Apesar do projeto precisar ter seus quesitos avaliados pela Prefeitura, ele acredita que a aceitação por parte da população será grande. Atualmente, dos 3600 alunos do Sesi Jundiaí, 700 são de Várzea Paulista.

Outro projeto discutido foi o Atleta do Futuro. De acordo com Jader Serni, diretor regional do Sesi, o programa desenvolvido na cidade atualmente oferece aulas de futebol e handebol, mas a intenção é ampliar as modalidades. “Nosso sistema envolve todas as modalidades olímpicas, inclusive as lutas, como boxe, judô e taekwondo”, diz. Neste projeto o Senai proporciona a metodologia, materiais e a participação em competições. Além de realizar reuniões periódicas com os pais e acompanhamento do desempenho escolar.

Para que esses projetos sejam desenvolvidos, a Prefeitura conta com o apoio da empresa Continental, que destina um montante do seu recolhimento para o Sistema S, funcionando assim, como uma patrocinadora, explica o gerente de RH da empresa, Domingos Ruiz. “Temos como hábito investir na cidade onde a Continental está situada. Esta é uma maneira de contribuir com o desenvolvimento local e devolver um pouco de tudo que conquistamos à população”, afirma Ruiz.