Prefeitura produz lixeiras ecológicas e econômicas

Gestão Pública - Destaques

Ideais sustentáveis da gestão atual motivaram confecção

A Prefeitura Municipal de Várzea Paulista já produziu, este mês, 18 lixeiras ecológicas de 100 litros. O custo médio é de R$ 7,00 por lixeira, preço praticamente simbólico, já que se encontram lixeiras plásticas de 92 litros à venda por R$ 231,03. Por um pedido de uma alternativa barata e ecológica, feito pelo prefeito Juvenal Rossi, os utensílios foram feitos com pneus usados de carro ou motocicleta e fundo aberto, costurado com corda de nylon – usada em varal – para não gerar água parada. Já estão em uso 10 delas: 7, na Prefeitura, 2 na Câmara e 1, no prédio Mais Fácil.

Os utensílios foram feitos com pneus usados de carro ou motocicleta e fundo aberto, costurado com corda de nylon – usada em varal – para não gerar água parada.

O servidor passou então a pesquisar e entrou em contato com Luís Humberto Lacerda, da Limpeza Urbana de São Vicente, no litoral paulista. O projeto foi fornecido sem custos já que não foi patenteado justamente por seu viés ecológico. Spoli e secretário adjunto de Compras (secretaria de Gestão Pública), José Melo adaptaram a ideia usada em São Vicente. “Cortamos as rebarbas dos pneus com faca e o processo ficou mais artesanal e barato”.

As lixeiras deverão ser colocadas nas ruas, segundo Spoli, a partir de março, quando chegarão mais pneus coletados nas ruas pelo Cata-Treco e poderão ser trocadas por materiais recicláveis, para fomentar ainda mais a reciclagem na cidade. “Também pretendemos colocá-las nas escolas, onde as crianças poderão pintá-las como quiserem”, projetou.

Futuras parcerias
Também não está descartada, de acordo com Spoli, a possibilidade de ser firmada uma parceria com os estabelecimentos comerciais. “Os comerciantes de nossa avenida principal, por exemplo, poderão receber a lixeira, personalizá-la e ter apenas o gasto do saco plástico”.

A lixeira não será patenteada e está à disposição de qualquer organização interessada, segundo ele, já que não há fins lucrativos e o que se almeja é o incremento da sustentabilidade.

Aprovação
Magali Matavelli, técnica de gestão da Chefia de Gabinete aprovou a lixeira, por ajudar as pessoas a se conscientizarem e a reciclarem, além de ser econômica. “É bom que tenhamos essa ideia, pois temos que dar exemplo”, explicou.

Até quem veio de fora da cidade gostou da iniciativa. Paulo Dias, da capital paulista, está para se mudar para Várzea, por ter uma filha na cidade e ter se cansado do ritmo paulistano. Para ele, práticas como a lixeira verde devem ser disseminadas. “Ainda não tinha visto isso e é muito bom porque não há como depredar”, afirmou.

Ginásio 2
Gabinete 2