Servidores públicos economizam recursos e colaboram com o meio ambiente

Meio Ambiente - Destaques

Funcionários se unem para reduzir ao máximo a utilização de energia e materiais de escritório

Servidores públicos comissionados e concursados da Prefeitura de Várzea Paulista usam a criatividade e adotam práticas simples para poupar recursos públicos e, consequentemente, também diminuir o impacto ambiental. No dia a dia de trabalho, os colaboradores economizam água, energia, reduzem a utilização de copos plásticos, reutilizam papéis de impressão, entre outras iniciativas.

A equipe da Ouvidoria Municipal, por exemplo, passou a utilizar copos de vidro – dispensando os de plástico. A atitude simples evita o descarte de resíduos não biodegradáveis no meio ambiente e, ao mesmo tempo, reduz gastos ao dispensar a compra contínua desses materiais. “Achei muito importante, na nova gestão municipal, essa preocupação e conscientização ecológica. Se cada um economizar o resultado financeiro no final será representativo”, afirma a servidora de carreira, Elisabete Ferrarezi Sannomiya. Atualmente, há mais de dois mil servidores públicos atuando no poder executivo municipal.

Os funcionários da Ouvidoria também aproveitam a luz natural nas salas do escritório. “Deixamos as janelas e portas sempre abertas. Assim, não precisamos ligar as lâmpadas. Além de economizar energia, também melhoramos muito a ventilação do ambiente, tornando-o mais agradável”, explica Elisabete.

Na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, o ar condicionado deu lugar ao ventilador para poupar energia elétrica. Mesmo com o aparelho disponível, o supervisor de políticas públicas, administração e planejamento, André Júlio Szabo, faz questão de mantê-lo desligado na maior parte do tempo. “Ventiladores são suficientes na maioria das vezes. Portanto, não faz sentido deixá-lo ligado continuamente [como geralmente é hábito em escritórios]”.

Júlio também orienta toda a equipe a fazer impressão frente e verso, aproveitando ao máximo as folhas de papel. A ordem também é poupar tinta. Impressões são feitas apenas quando extremamente necessárias para economizar toner, um recurso de alto custo. “São mudanças de hábito que fazem toda a diferença. Parece pouco. Mas percebe-se uma importante economia quando a prática ganha a adesão de todos. Nosso objetivo é fazer mais com menos, sempre”.

Transformar papéis descartados e rascunhos em práticos bloquinhos de anotações foi a iniciativa da Secretaria de Assuntos Jurídicos para o reaproveitamento do papel. Segundo a procuradora do município, Maria Inês Cassolato, a prática também dispensa a compra de cadernos de anotações. “Regularmente, os servidores juntam os papéis e enviam a uma gráfica para cortar e colar em bloquinhos. É muito mais em conta do que se comprássemos de um fornecedor. Racionalizar a utilização de materiais com inteligência é fácil e fundamental”, explica.

Na Secretaria Municipal de Comunicação, copos de plásticos foram substituídos por canecas estilizadas e personalizadas que são trazidas pelos próprios funcionários. Segundo a estagiária de jornalismo, Aline Marra, “as canecas coloridas deixam o ambiente mais alegre e o consumo de água mais agradável. Copos plásticos são totalmente desnecessários”, conclui.