Secretários participam de conferência do “Programa Primeiríssima Infância”

Saúde - Cotidiano

Novos gestores de Várzea Paulista apóiam iniciativa na cidade

Os novos gestores da região participaram de uma conferência do “Programa Primeiríssima Infância”, em Jundiaí, na manhã desta quarta-feira (23). O presidente da FMCSV (Fundação Maria Cecília Souto Vidigal), Eduardo Queiroz, lhes apresentou a iniciativa. Várzea Paulista, que participa desde o ano passado, teve as três pastas – educação, saúde e desenvolvimento Social – representadas.  

A iniciativa visa a cuidar bem das crianças durante as primeiras fases da vida: primeiríssima infância (0 a 3 anos), especificamente e primeira infância (0 a 6 anos), como um todo. Segundo uma das articuladoras do programa em Várzea Paulista, Elaine Zanetti, a FMCSV, em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, investe na formação e humanização dos servidores públicos de forma intersetorial – educação, saúde e assistência social – com enfoque nas crianças e em suas famílias. Pretendem-se auxiliar as famílias em situação de risco: violência, frieza dos, entre outras questões.

As capacitações já começaram e estão previstas para terminar em 2014. Como já houve oficinas, algumas ações já foram implantadas, como os espaços lúdicos em algumas UBS´s (Unidades Básicas de Saúde).

Os supervisores regionais fiscalizarão a prática das ações propostas nas oficinas e discutirão melhorias com os profissionais de Várzea Paulista.