Prefeito Juvenal Rossi inicia planejamento para instalação do Corpo de Bombeiros na cidade

Governo e Administração - Destaques

Primeiro diálogo para a elaboração do futuro projeto envolve empresa Elekeiroz e o município

O prefeito de Várzea Paulista, Juvenal Rossi, se reuniu dia 17/01 com o diretor-presidente da Elekeiroz SA, Marcos Antônio De Marchi, o diretor administrativo da empresa, Ricardo Baraldi e o tenente coronel do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo, Edson de Oliveira Silva. Participaram também do encontro secretários municipais, colaboradores da empresa e o vereador da Câmara Municipal de Várzea Paulista, Silso das Neves (PRB).

O objetivo da reunião, realizada na sede da Elekeiroz, foi iniciar a discussão de um futuro projeto para a instalação de uma base do Corpo de Bombeiros em um terreno cedido pela Elekeiroz à prefeitura. A área de três mil m2, localizada na Avenida Duque de Caxias, está disponível para a realização da obra desde 1999. Porém, a construção do prédio não ocorreu nas gestões municipais anteriores.

“Esse primeiro encontro foi muito importante para iniciarmos os planos de trabalhos. Vamos definir tudo que será necessário: desde infraestrutura da área até o projeto de construção da sede e o efetivo necessário para o pleno funcionamento desse serviço que é fundamental para a população”, afirmou Juvenal Rossi. Atualmente, a cidade não possui uma base do Corpo de Bombeiros militar. As operações de socorro dependem da unidade do 19º Agrupamento Militar de Jundiaí e do Grupamento de Bombeiros Civis Voluntários de Várzea Paulista (GBCV).

Segundo o secretário de infraestrutura urbana, Renato Germano, o encontro representa o início dos estudos técnicos e orçamentários para o empreendimento. “As verbas para custeio da base – veículos, pessoal militar e equipamentos – seria assumida pelo governo estadual. Já a construção do prédio, sua manutenção e a contratação de bombeiros civis ficaria sob a responsabilidade da prefeitura”, explicou.

O tenente Edson de Oliveira disse que o primeiro passo, após definir o planejamento, será formalizar a parceria. “Vamos renovar o convênio com a prefeitura por meio de um acordo mais amplo, determinando todos os prazos e etapas para a concretização desse importante projeto conjunto”.

Segundo Ricardo Baraldi, transferir a posse da área para a população é uma das ações de responsabilidade social da empresa. “Trata-se de uma das colaborações da Elekeiroz com a comunidade em que a empresa está inserida. E também um incentivo ao desenvolvimento social e econômico da cidade – e da segurança da população como um todo”, afirmou.

A instalação de uma nova base do Corpo de Bombeiros também irá colaborar para o desenvolvimento econômico do município. De acordo com o secretário de trabalho e desenvolvimento econômico, Ernaldo Artur, a presença da base é um incentivo social e financeiro às firmas porque, além de aumentar o nível de segurança das sedes e dos trabalhadores, também diminuirá o valor dos seguros pagos atualmente pelas empresas.