Várzea Paulista é representada no ‘Revelando São Paulo’

Esporte e Lazer - Destaques

A cidade irá participar em duas modalidades do projeto que pretende reunir diversas tradições

Nesta quarta-feira (09), membros do Conselho Municipal de Cultura de Cultura e moradores de Várzea Paulista, foram mais uma vez representar a cidade na 16ª edição do Revelando São Paulo com o tema ‘Entre Serras e Águas’, que este ano acontece em Atibaia (SP). O projeto que é uma iniciativa do Governo Estadual irá reunir diversas manifestações culturais, desde dança, música e outros, e tem como objetivo principal, fazer com que as pessoas conheçam sua própria história, contada por meio de suas tradições.

Ao todo, três grupos de Várzea participarão em 2 modalidades do evento, entre elas, a de música de viola. O grupo de violeiros ‘Flor de Várzea’, contém 23 integrantes, e foi o primeiro a se apresentar na tarde do dia 09/01. Já a Companhia de Folia de Reis ‘Luz Divina’, com seus 34 foliões e violeiros, terá sua apresentação no sábado (12), às 12h. Além disso, na culinária a varzina Rosangela Pimentel da Silva, com mais quatro ajudantes, permanecerá todos os dias com uma barraca de quitutes montada no local.

O secretário adjunto de Cultura, José Antônio Moreira, conta que é muito importante que a cultura da cidade seja reconhecida e levada para outras regiões e estados do Brasil, e disse se alegrar com a oportunidade que os varzinos estão tendo. “A cultura além de promover o cidadão, tem o intuito de promover a cidade no que ela tem de melhor em respeito a sua tradição cultural. Queremos valorizar e respeitar a população. Fazer com que ela não perca sua identidade. É sempre bom que talentos culturais levem o nome de Várzea e sejam reconhecidos por isso”, comemora.

Por sua vez, o festival tradicional paulista, que reunirá cerca de 90 municípios do estado de São Paulo, se estenderá durante a semana e terá seu encerramento às 21h do domingo (13).