Eduardo presta contas de sua gestão a servidores

Governo e Administração - Destaques

Os servidores da Prefeitura Municipal de Várzea Paulista tiveram acesso às ações bem sucedidas dos dois mandatos de Eduardo Pereira. Na prestação de contas realizada na última sexta sexta-feira, 21, no Espaço Cidadania, na Prefeitura, o prefeito ressaltou a importância dos trabalhos sociais, como a Economia Solidária, e o destravamento do investimento privado, por meio da reestruturação urbana – pavimentação das ruas, sistema de tratamento de esgoto e água encanada, além da obtenção de verbas federais.

Além disso, o município se consolidou como “Cidade das Orquídeas”, graças a ações como a Orquivárzea. “Os moradores das cidades vizinhas percebem as mudanças recentes na cidade, o que nos tornou uma referência na nossa região”, comemorou.

Pereira fez questão de elogiar os funcionários de seu mandato, queos últimos oitos anos passaram a ter direito a vale-transporte, plano de carreira, entre outros benefícios.

Pereira explicou que, além do orçamento municipal, quadruplicado durante seu mandato, não faltaram recursos do Governo Federal, viabilizados mediante projetos apresentados à Caixa Econômica Federal. “Já deixamos 78 milhões, em projetos aprovados, junto à Caixa, para aplicação no próximo mandato”.

Entre os investimentos já realizados, segundo ele, destaca-se o asfaltamento e a revitalização das ruas. “Praticamente toda a cidade está asfaltada, de modo que o próximo prefeito só se preocupará com eventuais manutenções, destaca. “A Avenida Duque de Caxias, antes tida como esburacada, hoje, após os reparos e a duplicação, já é conhecida como uma via de qualidade”, destacou.

Na infraestrutura, também teve destaque a resolução do problema de falta de água. Segundo o prefeito, a cidade não sofrerá com essa questão durante os próximos vinte anos. Praticamente toda a cidade já conta também com o sistema de tratamento de esgoto.

Essas medidas, aparentemente simples, foram fundamentais, segundo o prefeito, para destravar o investimento privado. “Trouxemos o Habib´s, hotel, edifícios, a primeira faculdade, além de várias lojas, sobretudo porque os proprietários sabem que há asfalto, tratamento de esgoto e condições fundamentais para investir aqui”, explica.

Pereira fez questão de ressaltar a importância dos projetos sociais realizados em seu governo, dos quais sobressai o Programa de Economia Solidária (Ecosol), que mantém uma incubadora, cujo objetivo é fornecer apoio técnico e jurídico a novos empreendedores, que muitas vezes reconstroem suas vidas, de maneira rentável e humanizada. “Esse programa é referência nacional e até internacional”, ressalta.

Outro desafio de seu governo foi criar uma identidade própria para os munícipes. Com esse objetivo, foi criado o Orquivárzea, evento que evidencia produção de orquídeas, uma vez que a cidade tem condições climáticas e geográficas ideais para o cultivo e abriga diversos orquidários. “Hoje, vários cidadãos cultivam a planta em casa e me chamam para vê-la”, sublinhou o prefeito.

O hino da cidade também foi composto sob a gestão de Eduardo e foi igualmente importante para a criação da identidade varzina.

Após a prestação de contas, os servidores que fizeram os cursos de capacitação na Escola de Governo e obtiveram a média requisitada foram diplomados.