Escola de Música e Artes democratiza o acesso à prática de instrumentos musicais

Esporte e Lazer - Destaques

O projeto que começou a partir da iniciativa do Governo Municipal e hoje dá oportunidade para crianças e adolescentes que desejam desenvolver habilidades musicais.

O sonho de dezenas de varzinos de aprender a tocar instrumentos musicais se tornou uma realidade. A Escola de Música, projeto criado em 2005, pela Prefeitura, através do departamento de Supervisão de Cultura, oferece aulas gratuitas de musicalização e prática de diversos instrumentos. As oficinas tiveram início em parceria com a UNICAMP (Universidade de Campinas) e também com empresa THYSSENKRUPP, que doou alguns instrumentos de sopro.

Em 2007 o projeto se firmou, e a Escola de Música e Artes foi oficializada na cidade, onde começaram a ser desenvolvidas algumas oficinas, entres elas, trompete e trombone, clarinete, saxofone e flauta, percussão e bateria. Já no dia 30 de novembro do mesmo ano, foi realizada uma apresentação para inaugurar o 2º Grupo de Banda Sinfônica Jovem da região, que hoje conta com 35 integrantes e 50 em eventos especiais. Mais tarde a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, iniciou aulas diferenciadas como, violino e violão, fundamentos da música e musicalização infantil.

O Diretor da Escola de Música, Gessé Silva de Araújo, conta que é preciso muito empenho e estudo da parte dos músicos, para que haja um bom aperfeiçoamento e melhor conhecimento do instrumento. “Dentro do ciclo de estudos o período de musicalização é de no mínimo 3 anos, para que o aluno tenha mais conhecimento do seu instrumento. Mas o tempo ideal é de 7 anos, para que haja o aperfeiçoamento, que dará mais facilidade para o acompanhamento de partituras e na técnica dos instrumentos”, explica.

A Prefeitura de Várzea Paulista inaugurou recentemente a revitalização do prédio onde estão instalados o Centro Cultural e a Escola Música e Artes do munícipio. Além disso, as nove salas, que abrigam aulas de música, administração, ensaios, auditório e recepção agora contam com 160 alunos de música e 6 professores concursados, num ambiente totalmente novo.

A aluna da oficina de Saxofone e Flauta, Natália Damaceno Pinheiro, de 12 anos, participa das aulas há 4 anos, e diz que o aprendizado tem ajudado muito no seu desenvolvimento musical. “Com as aulas dá para treinarmos bastante. Os professores são ótimos e desenvolvem bem as nossas habilidades. Participo da oficina de flauta há 1 ano e meio e da oficina de flauta doce há 2 anos e meio, e estou gostando muito”.

A Escola de Música e Artes, fica no prédio do Centro Cultural de Várzea Paulista, localizado à Rua Manoel Gonçalves, 200, Jardim Primavera. As inscrições para as oficinas são abertas sempre no início e meio do ano. Podem se inscrever pessoas de 13 à 35 anos de idade, porém, é necessário o conhecimento básico de 2 anos do instrumento escolhido, e possuir o instrumento. Para mais informações, basta comparecer ao local informado ou entrar em contato no número (11) 4595-4080.