Dia do servidor: Eduardo participa de encontro com o funcionalismo

Gestão Pública - Destaques

Data marca também o quinto ano de existência do  Plano de Carreira do funcionalismo público de Várzea Paulista

Em virtude das comemorações do Dia do Servidor Público (28), o prefeito de Várzea Paulista, Eduardo Tadeu Pereira, realizou no início da tarde desta segunda-feira (29) prestação de contas sobre os avanços conquistados pelo funcionalismo nos últimos oito anos, ao longo de seus dois mandatos. O encontro serviu também para celebrar o quinto aniversário do Estatuto dos Servidores Públicos e do Plano de Carreira, ambos implantados no município em 2007 com o objetivo de amparar a categoria e garantir direitos básicos, além de incentivar o servidor a se capacitar para melhor atender à população.

O secretário de Gestão Pública, Carlos Maldonado, ressaltou que a atual administração priorizou um governo transparente que “só foi possível com a atuação dos profissionais concursados da Prefeitura”. Quem também esteve presente ao evento foi o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Várzea Paulista, Valdir de Caldas. Para ele, de todas as cidades da região, a categoria de Várzea Paulista “foi a que mais teve conquistas na região, tendo em vista o orçamento municipal, além de um reconhecimento por parte da Prefeitura e do sindicato”.

Para o prefeito Eduardo, as condições de trabalho oferecidas aos servidores melhoraram significativamente nos últimos anos. “Quando assumi o governo a Prefeitura carecia da estrutura necessária para prestar serviços da forma adequada à população. Nós investimos na estrutura, em equipamentos e, o mais importante, nos servidores. Até 2005 não havia Equipamento de Proteção Individual (EPI) e nem vale transporte e hoje já há um plano de carreira e um estatuto que valorizam o funcionalismo”.

O vice-prefeito, Lula Raniero, ressaltou a importância dos servidores na construção de uma vida melhor aos munícipes da cidade. “Cada um dos servidores tem a sua função e faz a diferença na vida das pessoas que moram em Várzea Paulista. Todos foram muito importantes para a transformação da cidade nesses oito anos”

E os servidores sentem na prática esta valorização. Ana Paula Ramos Forti, entrou para o funcionalismo público em 2005 e desde então atua no setor de compras da Prefeitura de Várzea Paulista. Ela considera a implantação do estatuto e do plano de carreira como o maior beneficio adquirido nos últimos anos pelos servidores. “Essas ações valorizam o nosso trabalho e faz com que tenhamos uma perspectiva de crescimento. Hoje temos oportunidade de nos capacitarmos e de ingressarmos ao ensino superior, com o incentivo da Prefeitura”, conta.

Estatuto e Plano de Carreira

O estatuto e o Plano de Carreira determinam normas para garantir direitos aos servidores, como regras de saúde e segurança no trabalho. Além disso, oferece novas perspectivas para a categoria incentivando a graduação na área de atuação. Entre os instrumentos que motivam a especialização do profissional estão programas de capacitação; a Escola de Governo; a Avaliação de Desempenho; e a progressão na carreira.

Com todos esses incentivos, o perfil do servidor público de Várzea Paulista mudou significativamente nos últimos quatro anos. Antes da implantação do Plano de Carreira, a maior parte da categoria havia cursado até o Ensino Médio. Atualmente o cenário mudou e o número de servidores que possuem nível superior subiu de 329 para 935 entre 2005 e 2012.

Cartão SindVárzea

Durante o evento, os servidores públicos de Várzea Paulista foram contemplados com um cartão SindVárzea, parceria entre a Prefeitura e o Sindicato dos Servidores Públicos, que possibilita compras consignadas em comércios da cidade. “Os servidores, a partir do dia 21 de novembro, vão poder comprar produtos consignados para serem descontados da folha de pagamento com este cartão. Além disso, os associados concorrerão a um sorteio semanal de R$2.500”, contou Valdir de Caldas, presidente do Sindicato dos Servidores Públicos.