O evento foi realizado nesta quarta-feira (24) e trouxe a tona o tema “Socializando práticas, compartilhando sonhos, vivenciando possibilidades”
A Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Várzea Paulista, em parceria com a EGDS, Escola de Governo e Desenvolvimento do Servidor, realizou na tarde desta quarta-feira (24), no CEMEB Profª Palmyra Aurora D´Almeida Rinaldi, a 6ª Jornada de Educação de Várzea Paulista. A edição de 2012 trouxe o tema “Socializando práticas, compartilhando sonhos, vivenciando possibilidades”- Unindo teoria e prática em favor da modificação da realidade e 50 projetos foram apresentados para os diferentes segmentos da educação.
A mesa de composição do evento durante a tarde foi composta pelo prefeito Eduardo Pereira, vice-prefeito Lula Raniero, pela diretora do CEMEB Palmyra, Ivone Falcetti e pela professora Ana Barbara Ripamonti Gregório, que representou os educadores de Várzea Paulista.
O prefeito Eduardo afirmou que o principal papel do governo é o pedagógico. “Não consigo deixar de pensar como educador e penso que o principal papel do governo é o pedagógico. Cada coisa que fazemos tem um objetivo. Eu sou professor e sei que para conseguirmos avançar como educadores devemos pensar diferente, no sentido de ajudar, colaborar com as pessoas em cada ação ou projeto de que participamos. Essa jornada hoje reúne 72 trabalhos, ou seja, muita gente está envolvida na melhoria da qualidade de ensino da rede municipal”.
Eduardo ainda complementou a afirmação, apontando que a felicidade é alcançada pelo exercício da solidariedade. “Para ser feliz, a principal mudança que deve acontecer é o pensamento de mudar a cultura do individualismo e egoísmo, e ser praticado o caminho da solidariedade. Acredito que o ser humano pode ser mais feliz, ajudando as outras pessoas a serem felizes. Estou muito feliz porque nossa gestão foi um governo de educador, que se preocupou com coisas que a população precisa e lutou pela perspectiva de uma cidade melhor e de um mundo melhor”.
O vice-prefeito Lula Raniero disse que a Jornada é um motivo de orgulho para rede de ensino municipal. “É um motivo de muito orgulho esse evento aqui que reúne os educadores do município. Começamos nosso trabalho, enquanto eu era secretário de Educação com as formações por meio de convênios com a UNESP e UNICAMP e conseguimos esse espaço para que os professores pudessem refletir juntos sobre a educação do município. Sei que muita coisa boa acontece no dia a dia da escola, professores que produzem e fazem a diferença para a vida das crianças. Essa jornada é uma referência para outras cidades e é importante para a qualidade de ensino municipal”.
A diretora do CEMEB Palmyra Aurora D`Almeida Rinaldi, Ivone Falcetti, disse que se sente feliz com o evento que a cada ano atrai mais projetos. “No ano passado eu dizia aqui que gostaria de ver essa escola recebendo trabalhos inéditos, bons trabalhos e fico muito feliz porque hoje temos quase todas as salas da nossa escola preenchidas pelos professores que estão praticando ações de reflexão para o progresso da educação.”
A professora Ana Bárbara Ripamonti Gregório leu um texto de Terezinha Rios que cita que a felicidade na escola se dá quando se aprendem os conteúdos necessários para a inserção na sociedade, quando se respeitam osdireitos de todos, quando se aprimoram as condições de trabalho. “Que possamos então fazer valer esses direitos de aprendizagem”, concluiu.
Professores atuantes
Nesta edição, muitos professores apresentaram projetos relacionados à música.
Assim, as professoras responsáveis pelo Projeto “Descubra a orquestra na Sala São Paulo”, do CEMEB Palmyra Almeida D´Aurora Rinaldi, Nadia Maria de Alcantara Lopes Votta e Jandira Trindade Lopes dos Santos dizem que apresentaram seu trabalho para que os colegas conheçam a possibilidade que os alunos dos quartos e quintos anos letivos têm de participar de projetos que envolvam cultura. “É uma oportunidade que nem todas as crianças têm, é um privilégio e que se torna possível pelo apoio da prefeitura. Os alunos têm acesso gratuito à cultura e é algo bom de ressaltar pois a rede toda deve abraçar iniciativas como essas”, diz Nadia.
Nadia também afirma que a Jornada é muito importante para o aprendizado dos educadores. “A Jornada é muito importante por proporcionar que aprendamos com nossos colegas. Eles contam coisas tão importantes que fazem nas salas de aula e aí surgem ideias, sugestões e resultados. Todas as apresentações são muito ricas”.
Para a professora Jandira, a troca de experiências proporcionada pelo vento é fundamental. “Tudo que nós conseguimos aprender , enriquece nosso trabalho. Então, considero essa troca de experiências fundamental. Acredito que existam muitos colegas com ideias maravilhosas, trabalhos brilhantes e ainda não tiveram coragem de apresentá-los e a Jornada é esse momento especial para que isso aconteça”.
Outro Projeto de música é o idealizado pelos educadores Renata Karen de Britto e Filipe dos Santos Astolfi, dirigido às crianças do Maternal I, o projeto ‘Música” propõe trazer o desenvolvimento integral dos pequenos. “Desenvolvemos com as crianças as músicas do dia a dia e trazemos instrumentos como guitarra, violão, pandeiro e chocalho para as salas e temos sentido resultados no desenvolvimento cognitivo e também na socialização”, explica Renata. Ao que complementa seu colega, Filipe: “ Eles gostaram muito de repaginar as músicas e dar a elas novos ares, em outros estilos musicais”.
As professoras Elaine Kajfes Garcia e Andréa Alves Teixeira Monteoliva apresentaram o projeto “Flauteando e brincando”, que trabalha o instrumento flauta doce pedagógica nas crianças da Educação Infantil II. “Passamos por um curso de flauta em 2004 e começamos a executar as aulas com as crianças em 2005. Sinto a alegria deles. As mães dizem que as crianças chegam em casa e ficam contando pra eles, regem as músicas para a família ver e isso é muito significativo para eles e para mim. A música trabalha a emoção, neste caso da flauta, também postura, organização e respeito ao amigo. Quando vejo o resultado final, fico muito feliz”.