Orquivárzea entra para o calendário turístico do Estado

Esporte e Lazer - Destaques

Nos últimos oito anos, Várzea Paulista conquistou a sua identidade, consolidando-se como Cidade das Orquídeas. Muitos foram os fatores que impulsionaram o município a essa nova era, que teve início em 2005, entre eles a descoberta do seu potencial como produtor de orquídeas, através da identificação dos orquidários; e a iniciativa do atual governo em promover essa marca da cidade, a partir da Orquivárzea, a Festa das Orquídeas.

Reconhecida nacional e internacionalmente, a Orquivárzea se consolidou, ao longo de suas oito edições, como uma das maiores festas de orquídeas do Brasil e do mundo e, em setembro, passou a fazer parte do calendário turístico do Estado de São Paulo, com a aprovação do projeto de lei nº 14.858 de 2012, de autoria do deputado estadual José Bittencourt.

De acordo com o prefeito Eduardo Pereira, a conquista reforça a identidade que a cidade conquistou nos últimos anos. “Quando assumi a Prefeitura em 2005, Várzea Paulista não tinha uma identidade como as cidades de seu entorno. Decidimos trabalhar para definir essa marca e quando mapeamos a existência dos orquidários na cidade, ficou claro que tratava-se da Cidade das Orquídeas. A inclusão da nossa festa no calendário estadual reforça nossa identidade”, diz.

Eduardo ainda destaca que o sucesso e a qualidade da Orquivárzea foram fatores importantes para a inclusão do evento no calendário turístico estadual. “Trata-se de um evento democrático, pois todas as suas atrações são gratuitas e garantem o acesso de todos. Além disso, temos uma exposição que reúne orquidófilos de todo o Brasil e do mundo e uma grande variedade de atrações culturais. É uma festa segura, para toda a família. Nessas oito edições, não registramos nenhuma ocorrência”.

A Orquivárzea também está inserida no calendário da CAOB (Coordenadoria das Associações Orquidófilas do Brasil).

Orquivárzea

A tradicional Festa das Orquídeas de Várzea Paulista é realizada todos os anos no mês de agosto. O evento conta com ampla estrutura e uma programação cultural bastante variada. A exposição é realizada no Espaço Cidadania e os palcos de shows e barracas ficam ao lado, na Avenida Projetada.

A Orquivárzea reúne em suas edições cerca de 70 orquidófilos de todo o país e do mundo, totalizando cerca de 1500 flores e também é reconhecida pelos shows com artistas renomados da música brasileira e bandas locais e pela gratuidade de suas atrações.

O evento ainda oferece oficinas de cultivo de orquídeas e passeios pelo orquidário Biorchids, um dos maiores matrizeiros  de orquídeas da América Latina.