Várzea Paulista promove campanha educativa para a Semana Nacional do Trânsito

Trânsito - Destaques

Faixa de Pedestre será tema da campanha que começa à partir desta quarta-feira (19) na cidade

Nesta terça-feira (18), deu-se início à Semana Nacional do Trânsito, que tem como tema deste ano a, ‘Década de Ação pela Segurança no Trânsito’. Pensando nisso, a Prefeitura Municipal de Várzea Paulista em parceria com a Secretaria Municipal de Transporte Público e Trânsito, criou uma campanha que também se inicia nesta quarta-feira (19), na cidade. Por sua vez, Várzea Paulista terá a semana voltada para o uso da faixa de pedestre.

O tema escolhido para a campanha do munícipio foi, ‘O trânsito é de todos. A faixa é do pedestre’, sendo direto ao mostrar qual é seu público alvo. A iniciativa é fruto de um projeto que vêm sendo realizado em Várzea há aproximadamente dois meses, incluindo a mudança das faixas de pedestres, para a cor branca com fundo vermelho, que foi implantada em vários locais, entre eles, a Avenida Fernão Dias Paes Leme; e tem como objetivo, facilitar a identificação dos que transitam pelas vias, além de incentivar o respeito às leis de trânsito e evitar o risco de possíveis acidentes, tendo em vista a proteção à vida.

Durante a semana agentes de fiscalização para o trânsito, também terão um papel importante, atuando diretamente, na distribuição de panfletos explicativos e adesivos para pedestres e motoristas em ruas e principais avenidas da cidade. Os panfletos entregues abordarão assuntos sobre o novo sinal de trânsito, para quem utiliza as faixas, contendo frases como, ‘Pedestre, onde não tem faixa de pedestres, não faça o sinal’ e ‘Motorista, Motociclista e Ciclista, ao ver o pedestre na faixa, pare e dê a preferência. Ajude a evitar infrações’. Já os adesivos terão em destaque o tema da medida educativa.

Segundo o Diretor de Trânsito, Adroaldo Santos, o projeto também é uma forma de conscientizar a população, de que é preciso respeitar as leis. “Esta campanha é uma forma que arrumamos, para conscientizar os munícipes, da importância do respeito às leis de trânsito, e do respeito que deve existir entre pedestres e motoristas. Através dessa medida, acreditamos que há uma grande chance de diminuir o número de acidentes na região. Pretendemos ter cem por cento da população aderindo à lei”, conta.

Por sua vez, o Agente de Trânsito, Júlio César Tomás, que atua diretamente no trabalho de fiscalização e orientação para o trânsito, conta sobre sua participação e a de seus colegas na divulgação da semana de conscientização. “ Nós agentes, somos a ligação entre condutores e pedestres. Quando começamos a trabalhar com as faixas de pedestres, muitos, por falta de conhecimento, achavam que a lei só era válida em São Paulo. Também reparamos que a maioria dos motoristas, muitas vezes não percebiam a presença do pedestre. Agora através da campanha e da pintura das faixas, a medida está surtindo efeito, e com certeza temos uma participação importante na conscientização e dos respeito às leis”, explica.

Além disso, diversos outdoors e bussdoors serão espalhados pelo município, mostrando como deve ser feito o novo sinal na travessia do pedestre, em locais destinados a eles. Porém os demais informativos também deixam claro aos cidadãos varzinos que, o sinal não deve ser feito em locais onde não há faixas e que locais onde há semáforos deverão ser respeitados, aguardando assim, o momento de atravessar. Lombadas eletrônicas e postes próximos às faixas receberão placas indicativas.

A Semana Nacional do Trânsito terá encerramento no dia 25 de setembro (terça-feira), mas segundo informação da Secretaria Municipal de Transporte Público e Trânsito, a campanha realizada em Várzea Paulista, continuará até que todas as faixas estejam com as cores vermelho e branco, e após grande parte dos varzinos se adequarem as novas normas de educação para o trânsito, não tendo previsão de data para o término da mesma.

NOVO SINAL

Fazer o novo sinal é fácil. Primeiro dirija-se à uma faixa de pedestre, e mantenha um dos braços em posição ereta e depois deixe a mão espalmada para o lugar onde irá fazer a travessia. Desta forma o condutor do veículo pode identificar o momento de dar a passagem para o pedestre, promovendo assim a educação no trânsito.