Mais uma Viagem Literária chega à Várzea Paulista

Esporte e Lazer - Destaques

A literatura do argentino Jorge Luiz Borges recebeu adaptação para o público infantil pelo grupo Teatro do Espelho, que será apresentado em duas sessões no próximo dia 26 na Biblioteca Pública – Espaço Cidadania

Dando continuidade à parceria entre a Biblioteca Pública de Várzea Paulista e a Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo, no próximo dia 26 (quarta-feira) a Biblioteca Municipal Zulmar Zuleika Turcato Maraccini, localizada no Espaço Cidadania, será palco para mais uma edição do Programa Viagem Literária, com duas apresentações do espetáculo Teatro do Espelho: às 09h e às 14h. Entre os objetivos do programa está o incentivo à leitura e a aproximação do público com escritores consagrados, seja por meio de encontros com autores contemporâneos ou das diversas atividades que ressaltam a literatura nacional e internacional.

Na edição de 2012, Várzea Paulista receberá o formato ‘contação de histórias’, dando linguagem cênica a contos de Jorge Luiz Borges – o escritor argentino de maior projeção universal. Com curadoria de Cândida de Godoy, o ‘Teatro do Espelho’ adaptou contos do artista portenho para o universo infantil, denominando-o ‘Borges para Pequenos: o jardim dos caminhos que se bifurcam’.

Borges é criador de uma visão muito singular sobre o cosmo, sustentada sobre um original modo de entender conceitos como os de tempo, espaço, destino ou realidade. “Todas as coisas nos acontecem precisamente, precisamente agora. Séculos de séculos e apenas no presente ocorrem os fatos; inumeráveis homens no ar, na terra e mar, e tudo o que realmente sucede, sucede a mim… (8)” – Jorge Luis Borges.

A fantástica literatura é mantida na narrativa do grupo, que utiliza os principais signos dos contos de Borges, além de integrar a música e os efeitos sonoros originais aos elementos da contação. Criado em 2002, o grupo formado pelo dramaturgo, diretor, ator e artista plástico, Toni D’Agostinho, e pelo ator, diretor e músico, Willian Germano, aprimora o fazer teatral, promovendo e apresentando adaptações especiais de autores clássicos para o público infantil, sempre com música ao vivo.

A Biblioteca Pública de Várzea paulista fica no Espaço Cidadania – Avenida Ipiranga, 151 – Centro. Maiores informações pelo telefone 4595.3554.