Eduardo firma acordo de cooperação com Lichinga-Moçambique

Governo e Administração - Destaques

O prefeito de Várzea Paulista, Eduardo Tadeu Pereira, recebeu na manhã desta sexta-feira (31) uma delegação da cidade moçambicana de Lichinga composta por autoridades políticas que vieram ao município conhecer as experiências varzinas em diversas áreas, sobretudo a de infraestrutura. Durante o encontro foi assinado um memorando de cooperação técnica entre os países, além de um protocolo de irmanamento e um projeto de cooperação descentralizada Sul-Sul, que será financiado pela Agência Brasileira de Cooperação.

Na prática, o município de Várzea Paulista irá capacitar membros do governo de Lichinga para a implantação de alguns programas varzinos na cidade moçambicana, sendo o modelo do Várzea Limpa um exemplo. Para o prefeito Eduardo, é motivo de orgulho saber que as experiências varzinas estão sendo reconhecidas internacionalmente. “Estamos recebendo esta delegação de Moçambique para uma troca de experiências. Já recebemos membros de outros países anteriormente para conhecer nossos projetos e este é um sinal de reconhecimento da efetividade de nossos projetos”, contou.

Para o prefeito de Lichinga, Augusto Bonomar Assique, o município moçambicano está em fase de crescimento e a experiência varzina será útil para integrar o plano estratégico de desenvolvimento da cidade. “Esta relação com Várzea Paulista será muito importante para a base do nosso plano estratégico de desenvolvimento. Dará corpo ao que queremos para os próximos 50 anos em nossa cidade”, avaliou o prefeito de Lichinga, cidade que comemora meio século em setembro.