8ª Orquivárzea é recorde de público

Esporte e Lazer - Destaques

Mais de 80 mil pessoas passaram pelo evento, que se encerrou na noite deste domingo (2) com show da cantora Margareth Menezes

Após três dias de festa, a Prefeitura de Várzea Paulista encerrou neste domingo (2) a 8ª Orquivárzea, considerada uma das maiores e mais belas exposições internacionais de orquídeas. A edição deste ano foi sucesso de público e aceitação e mais de 80 mil pessoas passaram pelo evento, quebrando todos os recordes de participação dos anos anteriores. A cantora Margareth Menezes encerrou a noite com apresentação no palco montado na Avenida Projetada, às 20h.

Além das atrações musicais na praça de alimentação e na Avenida Projetada, a exposição de orquídeas recebeu mais de mil exemplares da planta, em variadas espécies, sendo muitas delas em extinção. Durante os três dias de evento aproximadamente 12 mil pessoas visitaram a exposição e mais de mil orquídeas foram comercializadas.

Para o prefeito Eduardo Tadeu Pereira, o sucesso da festa se deve ao fato de os varzinos terem abraçado a Orquivárzea como sendo um símbolo da cidade. “Os varzinos careciam de uma elevação de auto-estima e pertencimento à cidade e a orquídea, aqui representada pela Orquivárzea, trouxe este sentimento à população que a abraçou”, contou.

Além de ser uma opção de lazer e cultura para os moradores de Várzea Paulista, a exposição é ponto de referência para cidadãos de outras localidades. Laurinda Miranda, de Franco da Rocha, veio visitar a festa com o objetivo de comprar ao menos uma orquídea, mas a variedade de espécies a deixou em dúvida. “Eu vejo todas essas espécies e não consigo me decidir por qual levar. Todas são muito bonitas”, conta.

Nando Reis agita noite de sábado

Após duas horas e quinze minutos de show Nando Reis descia do palco da Orquivárzea com a sensação de missão cumprida. Mais de 40 mil pessoas acompanharam, na noite de sábado (1), a apresentação do cantor e compositor que executou as faixas presentes em seu mais recente CD, “O Bailão do Ruivão”. Minutos antes do show, em coletiva cedida à imprensa, Nando falou sobre as expectativas para o evento. “Fiquei muito feliz em ter sido convidado não apenas pelo fato de poder tocar, mas por participar de um evento ligado a flores que eu tanto gosto”, disse.

A felicidade de Nando Reis estava refletida em cada pessoa, que vibrava a cada acorde de Nando Reis e Os Infernais. Muitos viajaram para poder assistir o show e disseram-se recompensados ao final. “Eu e minha família, costumamos acompanhar os shows de Nando em São Paulo e posso garantir que a estrutura está de primeira. Tratando-se de um evento produzido por uma prefeitura, Várzea Paulista está de parabéns por escolher artistas de qualidade, proporcionar alegria e  cultura à população sem cobrar entrada. Outro ponto que me chamou atenção foi a organização no sentido de garantir segurança aos visitantes”, elogiou Kelly da Cunha, que veio de Itatiba ao lado do esposo, Paulo, e do filho Andrian.

Shows na Praça de Alimentação

Uma das preocupações da Prefeitura de Várzea Paulista é oferecer espaço para que artistas locais e regionais possam apresentar seus trabalhos para o público presente na Orquivárzea. Durante os três dias de festa, bandas e grupos dos mais variados gêneros musicais estiveram presentes no palco da praça de alimentação. O varzino Sérgio Maverick, vocalista da banda de rock Patrulha Noturna, elogiou a administração pelo incentivo oferecido aos artistas da cidade. “Temos que louvar a atitude da prefeitura em abrir espaço artistas da cidade e também para o rock, que embora tenha tantos fiéis seguidores, é na imensa maioria das vezes esquecido em detrimento de modismos”, contou.

O grupo Capoeira Brasil foi um destaque a parte na tarde deste domingo (2) apresentando todo o gingado de seus participantes. Para o representante do grupo que atua na cidade há 22 anos, Bola 7, “incluir a capoeira em uma festa tão bela como a Orquivárzea eleva o aspecto cultural da cidade e a atenção para com as manifestações artísticas e esportivas”.

Café com Arte

A novidade do programa Economia Solidária para a 8ª edição da Orquivárzea é o ‘Café com Arte’, mais um projeto de estímulo à inclusão social, promovido pela prefeitura de Várzea Paulista. Neste espaço, certamente, os visitantes estão celebrando momentos agradáveis. Ali as pessoas, além de tomar um saboroso café, acompanhado de um delicioso doce ou salgado, podem apreciar artesanatos diversos como: bonecas, patchworks, guardanapos, peças de tricô, crochê, entre outros objetos de decoração

A artesã Luzia Prates Ramos, pertencente ao grupo Casa do Artesão, trouxe seus trabalhos e acredita que a festa é uma grande aliada da Economia Solidária. “Como sempre, tudo que o Eduardo faz aqui, é tudo lindo, tudo maravilhoso. É uma festa para a família. Esse espaço reservado aqui nós é uma maravilha também, nem tenho palavras. Muita gente está procurando nosso trabalho, temos vendido muito. Estamos muito felizes. Essa iniciativa é um apoio e tanto pra nós”.  

Expresso Orquidário e Oficinas de Cultivo

Durante todos os dias de evento, das 10h às 17h, há o Expresso Orquidário, serviço de transporte que dispõe de vans para os visitantes que quiserem conhecer o maior exportador de orquídeas da América Latina, o orquidário Biorchids. Para a moradora de Várzea Paulista, Maria Aparecida, a atividade contribui para a valorização da cidade. “Já participei da Orquivárzea outras vezes, mas é a primeira vez que venho ao orquidário e estou gostando muito. O evento ajuda a valorizar a nossa cidade, e mostrar que ela tem bons atrativos. Também achei interessante disponibilizarem vans para o nosso passeio até o orquidário. Aqui é maravilhoso, pretendo vir mais vezes”, contou.

Também presentes no evento, as oficinas de cultivo auxiliam os amantes das plantas com dicas para mantê-las sempre belas. Para a visitante mineira, Maria Cecília Gervásio Silveira, de Ituiutaba, Minas Gerais, a oficina foi muito esclarecedora. “Crio orquídeas a vida toda. Desde quando era criança tenho paixão por essa flor. Há dez anos resolvi abrir meu próprio orquidário particular, e já tenho mais de 350 espécies em casa. É a primeira vez que estou participando do evento e estou achando muito bom, a palestra de cultivo de orquídeas foi ótima. Achei tudo maravilhoso e a exposição está linda.”