Prefeitura garante respeito à faixa de pedestres com ações educativas

Trânsito - Destaques

 

Uma cena não tão comum na maioria das cidades se repete diariamente na avenida principal de Várzea Paulista, a Fernão Dias Paes Leme. Basta que um pedestre pise nas faixas, recentemente sinalizadas com a cor vermelha, para chamar ainda mais atenção, para que os motoristas parem imediatamente, garantindo a travessia segura das pessoas. O novo ‘hábito’ dos varzinos é resultado de uma campanha que visa a educação, segurança e respeito às normas de trânsito, referente ao artigo 85 do Código de Trânsito Brasileiro, que determina preferência ao pedestre que iniciar a travessia na faixa, ou que não a tenha concluído.  Entre eles estão, pessoas com deficiência física, crianças, idosos e gestantes.

Para o cumprimento do artigo, diversas faixas do munícipio estão sendo pintadas na cor vermelha, possibilitando melhor identificação dos pedestres e condutores. “As faixas de pedestre, estão sendo restauradas e recebendo uma nova tonalidade para que sejam mais perceptíveis aos nossos condutores e pedestres. Nós já iniciamos o trabalho na Avenida Fernão Dias Paes Leme,e devido à grande demanda, a iniciativa irá se expandir ás demais faixas de pedestres”, conta o Diretor de Trânsito, Adroaldo Santos.

A dona do Lar, Sueli de Campos Zaniqueli, de 49 anos, diz que passagem do pedestre pelas ruas e avenidas, agora está bem tranquila. “Com a pintura das faixas, nossa passagem nas avenidas ficou muito melhor. Os pedestres estão sendo mais valorizados pelos motoristas, que estão respeitando a mudança. Com certeza melhorou muito”, conclui.

Os Agentes de Trânsito assumem uma missão fundamental na campanha, permanecendo todos os dias, ao longo das principais avenidas de Várzea, auxiliando os usuários.   Segundo o agente de fiscalização para o trânsito Augustinho Romão Neto,  a medida educativa é de extrema importância. “Estamos fazendo um trabalho educativo com pedestres e condutores. Temos orientado que a faixa do pedestre é de preferência do pedestre. Orientamos também as pessoas que se dirijam à faixa a elas destinada e coloque o pé na linha branca, em seguida olhe para o motorista. Essa é uma sinalização de que ele vai atravessar e o condutor então tende a esperar a travessia”.

Já para orientar o motorista, o procedimento é um pouco diferente. “Dou o sinal para o condutor de que ali existe uma faixa de pedestre e de que naquele momento há alguém para atravessar na faixa e o motorista então respeita a travessia da pessoa”, explica Augustinho.

Além disso, uma sondagem realizada junto aos munícipes mostrou um resultado satisfatório de que, os condutores estão respeitando os pedestres, e vice-versa. “As pessoas têm recebido muito bem as orientações e estão elogiando nosso trabalho, nos agradecendo pelas recomendações. Eles acham que nossas atividades têm sido uma referência na região e que outras cidades deveriam utilizá-las”, afirma o agente de fiscalização para o trânsito.

Penalização                           

De acordo com o artigo 214, I, da Lei de Trânsito, “deixar de dar preferência de passagem a pedestre e a veículo não motorizado que se encontre na faixa”, é considerada infração gravíssima e a penalidade resulta em multa de R$191,54 e sete pontos na carteira de habilitação.