Prefeitura inaugura brinquedoteca no CEMEB Pedro Musseli

Educação - Destaques

O espaço é uma extensão da escola e atenderá 70 crianças

A Prefeitura inaugurou na última terça-feira (14), uma Brinquedoteca no  CEMEB José Pedro Musseli, que atenderá 70 crianças de dois a três anos em um local bonito e equipado com brinquedos educativos, vídeos, música e espaço de leitura.

O espaço é dividido em três ambientes diferentes com uma proposta educacional diferenciada. “Estamos dispondo de três espaços educativos muito interessantes para a realização de atividades diferenciadas. Uma sala com brinquedos grandes e brinquedos de plástico, uma sala com jogos simbólicos de encaixe, e outra destinada à vídeo, música e leitura de estórias. Esses espaços diferenciados vão permitir um trabalho planejado para cada criança”, conta Andrea Trevisan, coordenadora pedagógica da educação infantil I.

A Brinquedoteca da crianças de 2 a 3 anos de idade, em período parcial, 35 no período da manhã, das 7h às 12h, e, outras 35 das 13h às 18h.

Andrea explica ainda que os espaços estão planejados para cada momento necessário na vida dos pequenos. “As crianças têm uma sala de referência, no entanto, no período em que estiverem na brinquedoteca, vai existir uma rotatividade de atividades para que tenham uma dinâmica e uma rotina adequada à idade delas. Na sala de jogos, eles vão ter um estímulo sensorial, por exemplo, já com as massas de modelar vão desenvolver a criatividade e a coordenação motora”, exemplifica.

Ainda de acordo com a coordenadora, a relação com os pais e  educadores auxilia no desenvolvimento cognitivo da criança,e, as educadoras da brinquedoteca receberam uma formação específica de como organizar a rotina das crianças nesses espaços. “De zero a 3 anos, as crianças estão em fase de desenvolvimento psicológico e cognitivo. O contato com pais e educadores nos primeiros anos de vida também ajuda no desenvolvimento e na capacidade cognitiva. Essas ações educativas que serão desenvolvidas pelas educadoras vão estimular os alunos”.

Para a educadora infantil, Ana Letícia Zuliano Rocha, a proposta da brinquedoteca é diferenciada por trabalhar pedagogicamente com diferentes áreas de conhecimento. “É uma proposta diferente porque direcionamos os trabalhos exatos, com propostas pedagógicas muito definidas. Temos aqui o refeitório, que é também nosso espaço de arte, delimitando as crianças. As salas vão trabalhar diversas áreas de conhecimento, de acordo com uma dinâmica muito gostosa, onde a criança escolhe para onde quer ir e o que quer fazer primeiro”.