Eduardo inaugura mais um espaço para a juventude de Várzea Paulista

Governo e Administração - Destaques

O prefeito de Várzea Paulista, Eduardo Tadeu Pereira, inaugurou na manhã do último sábado (11) mais um espaço para os jovens do município. O Observatório da Juventude, que funciona desde 2009, em parceria com a cidade de Turim, na Itália, ganhou um espaço físico para ampliar suas atividades junto à juventude. Localizado na região central de Várzea Paulista, no prédio que antes abrigava o CRAS Central, o novo equipamento público visa articular e pautar a agenda juvenil da cidade.

Para o prefeito Eduardo, o observatório é mais um incentivo para que a juventude participe das ações do governo. “Todas as pessoas são cidadãs e os jovens também têm o direito de participar e de serem tratados de igual para igual”, ressaltou. O secretário interino de Desenvolvimento Social, Edson Aparecido da Rocha, destacou que o novo equipamento público é o “primeiro espaço regional onde o jovem terá, de fato, voz garantida”.

O observatório funciona com um coordenador, Vinicius Rocha Camargo, e uma equipe de seis estagiários jovens, estudantes do ensino médio, que receberão bolsa auxílio para exercerem suas atividades. Para Vinicius, a expectativa é provar que a educação também pode ser feita de jovem para jovem. “Haverá oficiais de fanzines, jornal mural e entre outras atividades voltadas à juventude do município”. A idealizadora do projeto, Giany Povoa, afirmou que o mesmo se trata de um espaço para diálogos e reflexão. “Este é mais um projeto coletivo construído com a contribuição da juventude varzina.”

Durante a inauguração, o prefeito Eduardo assinou decreto que oficializa o funcionamento do espaço. Atrações culturais marcaram à tarde do sábado. Entre as atividades, estiveram shows de rap; apresentações de dança do ventre; grafitagem; sessões de cineclube; e oficinais culturais.