“Vivendo Várzea” promove exposição de fotos no dia 10 de agosto

Gestão Pública - Destaques

As fotografias estarão expostas a partir das 15h na Estação Ferroviária

O Projeto “Vi vendo Várzea” teve início em maio e se estende até este mês. Com a proposta de estimular a criatividade, criar integração entre escolas e possibilitar um olhar mais poético e apaixonado sobre o município, e, acima de tudo, promover os laços de pertencimento das crianças pela cidade, a atividade agora gera uma outra ação, a Exposição de fotos dos pontos históricos visitados, que será realizada no dia 10 de agosto, às 15h, na Estação Ferroviária.

Segundo a supervisora departamental de Educação, Mauricéa Bergamo, os estudantes produziram mais de 2000 fotos, dessas, 65 foram selecionadas para fazer parte da exposição. “Os alunos fizeram muitas fotos, inclusive, os professores participaram de oficinas para orientar as crianças a fotografarem com as câmeras digitais e celulares. Das mais de 2000 fotos que produziram, 65 foram escolhidas para a exposição por apresentarem uma resolução maior, e, consequentemente melhor qualidade, além de retratarem o olhar artístico dos alunos”.

As fotografias reproduzem a realidade de locais como: Estação Ferroviária, Orquidário, Olaria, Igreja Matriz, Paço Municipal, Biblioteca, Ponte Seca e a escola Tibúrcio, lugares, que segundo Mauricéa, os alunos mais gostaram de visitar. “As crianças gostaram muito de visitar esses pontos históricos, ficaram super empolgados pela experiência e vivência que puderam ter fora da escola. Os funcionários da CPTM os receberam muito bem e falaram sobre a história da ferrovia na cidade, assim como na igreja matriz, quando um senhor pertencente à comunidade contou a história de Várzea Paulista. Essa parceria com a comunidade é muito positiva”.

A exposição permanecerá na estação ferroviária até o dia 30 de agosto, depois segue para a 8ª edição da Orquivárzea, no “Espaço Criança”, no dia 31 de agosto, onde fica até o dia 2 de setembro. Posteriormente, as fotografias vão para Francisco Morato e Estação da Luz. “A ideia é uma exposição itinerante para que as pessoas da região conheçam Várzea Paulista”, destaca a supervisora.