Observatório da Juventude será inaugurado no próximo sábado (11)

Desenvolvimento Social - Destaques

O local será um equipamento público onde a juventude poderá se reunir para pensar em políticas públicas

A Secretaria de Desenvolvimento Social de Várzea Paulista, acompanhando a Diretriz Nacional do Conselho da Juventude, de que o desenvolvimento integral do jovem se deve a fatores como: educação, trabalho, cultura e tecnologias de informação e comunicação, vai ampliar os trabalhos do Observatório da Juventude, que além de ser um instrumento de pesquisa sobre essa público, passará a ser também um equipamento público à disposição da juventude da cidade a partir do dia 11 de agosto. A inauguração será às 10h30.

A supervisora de Participação Popular Carolina Vitti, explica que a decisão de colocar um local à disposição da juventude no município, além de atender à avaliação do Governo Federal, acata também a decisão dos jovens que participaram do Plano Várzea 2022 ao longo do ano passado. “A diretriz nacional orienta que as cidades devem investir não só na educação voltada para o trabalho, como também em outras políticas públicas voltadas à participação política e social, à cultura, comunicação e também ao meio ambiente. Durante o processo do Plano Várzea 2022, os jovens decidiram que querem um espaço físico onde possam se reunir e pensar em políticas públicas destinadas a eles e é o que estaremos proporcionando para a juventude da cidade”.  

Desde julho de 2009, as políticas públicas para a juventude em Várzea Paulista têm sido norteadas pelos dados coletados pela pesquisa “Observatório da Juventude”, projeto que propõe conhecer melhor a realidade dos jovens na cidade e promover aprofundamento de reflexões voltadas a este segmento.

O equipamento público terá um coordenador e uma equipe de seis estagiários jovens, estudantes do ensino médio, que receberão bolsa auxílio para exercerem suas atividades. “O coordenador, conhecendo todos os programas destinados à Juventude no município, tem o papel de realizar a articulação das agendas para os jovens na cidade, é ele também quem vai promover reuniões periódicas com pessoas que promovem políticas públicas para o público jovem”, esclarece.

Ela lembra também que os estagiários vão divulgar a agenda integrada da juventude na cidade e serão estimulados a promover o “cyber ativismo”, mobilização juvenil por meio de instâncias digitais. “Os estagiários vão exercer papéis de agentes populares. Eles estarão em campo, promovendo educação popular e mobilização juvenil e darão continuidade à plataforma digital, Portal da Juventude”, explica.

Carolina ressalta ainda que o Observatório terá sua própria agenda e que terá a função de espaço de convivência. “O equipamento público será um ponto de encontro em que serão realizadas diversas atividades entre elas o Cine clube”.

História

O primeiro Observatório foi desenvolvido em 1989, na cidade italiana de Turim. A ideia de trazer a iniciativa para Várzea Paulista surgiu em 2006, durante um encontro do projeto “100 Cidades para 100 Projetos Itália- Brasil”. Na ocasião, a cidade despertou o interesse dos representantes de Turim, quando apresentou o projeto Entrando na Rede, durante uma oficina temática sobre Infância e Juventude, no Fórum de Belo Horizonte.

O projeto varzino foi apresentado à União Europeia, que aprovou a iniciativa, repassando 36 mil euros para a sua execução no município. As cidades brasileiras de Santos, Porto Velho e Salvador também foram contemplados pela iniciativa.