Expositores da Argentina, Chile, Equador e Tailândia confirmam participação na 8ª Orquivárzea

Esporte e Lazer - Destaques

A Prefeitura de Várzea Paulista está com os preparativos para a 8ª Orquivárzea a todo vapor. A solenidade de abertura acontece no dia 30 de agosto (quinta-feira), no auditório do Espaço Cidadania, às 19h ,com shows do cantor Paulo Monarco e da Banda Sinfônica da cidade. A exposição começa na sexta-feira (31), se estendendo até o domingo (2/9), no Espaço Cidadania. Além da exposição de orquídeas e dos shows principais – com Nando Reis e Margareth Menezes – o espetáculo se completa com um variado cardápio de arte, música e gastronomia no espaço da Praça de Alimentação. Todas as atrações são gratuitas e abertas ao público em geral.

Carinho e cuidado em cada detalhe de produção. Esta é a garantia da Prefeitura de Várzea Paulista para promover com sucesso mais uma edição da Orquivárzea. A oitava florada da festa vem ainda mais carregada de formas, cores, aromas, sons e sabores, superando o número de exemplares e espécies da planta; a participação de expositores e orquidófilos; as opções gastronômicas; a exposição de obras artísticas e artesanais; além da diversidade de atrações musicais no palco da Praça de Alimentação e dos grandes shows de Nando Reis, Raízes Rasta e Margareth Menezes no palco principal da Avenida Projetada.

Há oito anos Várzea Paulista decidiu valorizar seus orquidários e orquidófilos, promovendo a primeira edição da Orquivárzea e, assim, desabrochou sua identidade cultural como ‘Cidade das Orquídeas’, estando entre as localidades brasileiras que mais produzem e exportam a planta. Inserida no calendário da CAOB (Coordenadoria das Associações Orquidófilas do Brasil), a Orquivárzea se firmou entre as maiores e mais belas exposições internacionais de orquídeas do país e é a maior festa de arte e cultura da região. Durante os três dias do evento, Várzea Paulista atrai orquidófilos de todo o Brasil e de vários países, além de milhares de visitantes da região, do Brasil e do exterior, que aguçam todos os sentidos em um único evento.

Estrutura, diversidade e participação

A cada edição a Orquivárzea vem superando expectativas e para 2012 a estimativa é de que exposição receba mais de 70 orquidófilos, representando cerca de 30 cidades brasileiras, entre elas: Goiás; Jarinu; Jundiaí; Registro; Rezende; Rio de Janeiro; São Paulo e Sorocaba, além dos produtores de Várzea Paulista.  A quantidade de plantas expostas na 8ª Orquivárzea será superior às edições anteriores. Os organizadores calculam que chegará a mais de 1.500 exemplares de orquídeas, em variadas espécies, sendo muitas delas em extinção.  

Além de proporcionar bem-estar aos visitantes, a ambientação com jardinagem, iluminação e climatização especial, oferece conservação adequada às flores, que estarão expostas em ‘ilhas’. A exposição ganha dimensão também por promover oficinas de cultivo de orquídeas, ministradas por técnicos especializados. Seguindo a tradição do evento, o concurso técnico e popular vai escolher e premiar os expositores durante a exposição.

Afirmando-se no calendário internacional, a 8ª Orquivárzea terá a participação de países importantes na cultura de orquídeas, estando já confirmadas a vinda de expositores da Argentina, Chile, Equador e Tailândia, países que tradicionalmente expõem espécies não encontradas no Brasil.

O retorno de Pepe Portilla

Considerado o papa das orquídeas, o equatoriano José ‘Pepe’ Portilla, estará novamente na Orquivárzea. Na edição do ano passado, declarou-se encantado com a exposição de Várzea Paulista. “Está no mesmo nível dos grandes eventos internacionais e, certamente, participarei novamente em 2012”, afirmou Pepe, um dos mais importantes produtores e laboratoristas do Equador, que é referência mundial no segmento, principalmente por seus projetos de recuperação e produção de plantas em extinção. Entre as raridades cultivadas pelo equatoriano estão as exóticas e multicoloridas ‘Masdevallia’ e ‘Stanhopea’, plantas com muita procura e pouca oferta no Brasil.

Um show de estrutura na Praça

O evento acontece simultaneamente em três espaços: a exposição internacional no Espaço Cidadania; os shows principais na Avenida Projetada; e a Praça de Alimentação no estacionamento da prefeitura. A cada ano este espaço vem sendo estruturado para receber melhor o público com mais opções de comidas, de shows musicais e de exposições artísticas, sempre priorizando e valorizando os programas públicos de inclusão social, a participação de entidades locais e artistas da região.

Internet sem fio na Praça
 
Acompanhando a evolução tecnológica, haverá Wi-Fi em toda a Praça de Alimentação. O sistema de internet sem fio permite que o público da Orquivárzea acesse a rede mundial de computadores por meio de notebook, celular, iPod, iPad e outros equipamentos compatíveis ao sistema Wi-Fi.

Café com Arte
    
A novidade do programa Economia Solidária para a edição deste ano da Orquivárzea é o ‘Café com Arte’, mais um projeto de estímulo à inclusão social, promovido pela prefeitura de Várzea Paulista. Neste espaço, certamente, os visitantes celebrarão momentos agradáveis. Na maior festa de arte e cultura da região, nem na hora da pausa para um café esses ingredientes faltam. Ali as pessoas, além de tomar um saboroso café, acompanhado de um delicioso doce ou salgado, poderão apreciar belíssimas obras de arte, expostas em quadros ou em artesanatos, além de ter sempre uma apresentação musical ao vivo no palco local.    

Espaço Criança e Fraldário 

O Espaço Criança proporciona a possibilidade de as famílias dividirem o divertimento com suas crianças no evento. É amplo, seguro e está totalmente estruturado para que as crianças também tenham momentos agradáveis e divertidos durante o evento. Neste ambiente haverá, entre outros serviços, recreação, brinquedos lúdicos e pedagógicos e livros infantis. As crianças receberão pulseiras de identificação e serão monitoradas durante as atividades, mas considerando que o evento é aberto, há necessidade de acompanhamento dos responsáveis.
    
As famílias que tiverem bebês ou crianças pequenas em casa também terão direito de se divertir na 8ª Orquivárzea, e o melhor: poderão ter esses momentos agradáveis juntos com a criança, já que haverá um fraldário disponibilizado aos pais, próximo ao Espaço da Criança.

Segurança garantida
    
A Orquivárzea atrai a visita de famílias de todas as cidades da região, também, por ser uma festa que garante a participação de todos com organização e segurança. Para manter o índice zero de ocorrências das outras edições do evento, a prefeitura de Várzea Paulista, por meio da Guarda Municipal, intensifica suas ações preventivas de segurança.

Saúde sempre

Toda organização da Orquivárzea é pautada no bem estar, segurança e saúde das pessoas que participam desta grande festa. O trabalho preventivo da Secretaria de Saúde continua sua participação de fundamental importância ao evento, orientando as pessoas quanto às doenças sexualmente transmissíveis e distribuindo preservativos. Além dos profissionais de plantão para eventuais e raras necessidades.