Rede municipal incentiva alunos na volta às aulas

Educação - Destaques

As aulas tiveram início no dia 17 de julho, quando 10230 estudantes retornaram às salas de aula

Os 10230 mil alunos da rede municipal de ensino retornaram às aulas no dia 17 de julho. O número engloba todos os CEMEB (Centro Municipal de Educação Básica) da cidade, sendo 1238 crianças matriculadas na Educação Infantil I; 2309 na Educação Infantil II; 6460 no ensino fundamental e 223 matriculados no EJA II (Educação para Jovens e Adultos).

As escolas têm promovido diversas atividades para estimular os estudantes a voltarem ao ritmo dos estudos. A exemplo disso, o CEMEB Maria Aparecida Aprilanti tem despertado o interesse pela arte desenvolvendo um projeto sobre o artista plástico Romero Britto, considerado um ícone da cultura pop moderna.

A educadora infantil, Cristina Monção, conta que escolheu a arte de Britto para trabalhar com os alunos  porque  contém cores vibrantes e composições ousadas, criando  temas com elementos compostos do cubismo, e, além disso, o profissional é admirado pela comunidade internacional. “Planejei trabalhar este projeto desde o início do ano porque o artista contempla o universo infantil. As obras de Romero têm um lado infantil, colorido e vivo. Ele também trabalha com figuras de animais como cachorros, gatos, borboletas, que as crianças se identificam e gostam, eles batem os olhos e despertam atenção dos pequenos”.

Romero tem suas pinturas e esculturas presentes nos cinco continentes e em mais de 100 galerias no mundo, fazendo parte das mais expressivas coleções, como as de Eillen Guggenheim, senador Ted Kennedy, governador Arnold Schwarzenegger, o ator David Caruso, Pelé, o tenista André Agassi, Marta Stewart, a família Safra e a família de Roberto Marinho.

A professora conta que as crianças vêem as obras do artista na TV e já reconhecem quem é o autor. ”Com as técnicas variadas que trabalhamos desde à volta às aulas, como pintura, colagem, mosaico, giz de cera, eles conseguiram absorver as características das obras e reconhecem que o trabalho é do Romero quando vêem na televisão”.

Cristina afirma também que a garotada tem muita energia para fazer as atividades e que os trabalhos que eles produziram serão expostos na escola num cartaz coletivo, na festa da Primavera da escola que será realizada em setembro. Com tanto empenho e  entusiasmo da educadora e também da meninada, as crianças também vão fazer uma visita à galeria do artista em São Paulo, no dia 14 de agosto. ‘Eles estão muito entusiasmados para ver as obras originais, vai ser um momento especial para todos, com certeza.”

Pequenos artistas

Luma Eloá, de 5 anos, diz que participou de várias atividades em sala e a que mais gostou foi de desenhar um cachorro. “Eu gosto de animais, gostei de desenhar o cachorrinho porque fiz com lápis, depois contornei com canetinha, pintei de várias cores e fiz bolinhas. Ficou muito bonito”, conta com orgulho.

Noemi da Silva, de 6 anos,  conta que entre os peixes, cachorros, gatos e vários animais  que representaram por meio de colagem, pintura, pontilhismo e outras técnicas, gostou mais de produzir a borboleta. “Eu fiz vários desenhos e muitas coisas que a professora pediu, mas eu gostei mesmo da borboleta, que ficou bem colorida e tinha um coração na cabeça”, destaca sorridente.