Prefeitura promove formação de doulas que atuarão na Maternidade

Saúde - Cotidiano

Ao todo o curso formará 41 doulas entre servidoras da área da saúde e voluntárias da comunidade

Nascer em Várzea Paulista já é um sonho muito próximo da realidade. E ao mesmo tempo em que as obras da primeira maternidade pública da cidade avançam e se aproximam de sua reta final, a Prefeitura de Várzea Paulista realiza cursos de formação para os profissionais que prestarão serviços na unidade. Nesta quinta-feira (26), teve início o curso de formação de doulas comunitárias visando preparar profissionais da área da saúde e voluntárias da comunidade para oferecer apoio às gestantes durante o período de gravidez e pós-parto.

Ao todo, o curso formará 41 doulas entre servidoras da área da saúde e voluntárias da comunidade. Os serviços prestados por esta profissional estão preconizados no programa Rede Cegonha, que está sendo implantado no município com o objetivo de oferecer partos humanizados e reduzir a mortalidade infantil e materna durante estes eventos. A doula oferecerá suporte emocional e físico à gestante no período de gestação e poderá acompanhar o parto para auxiliar a futura mãe.

Para o prefeito Eduardo, a maternidade é uma das maiores conquistas de toda a história de Várzea Paulista e contribui para fortalecer o sentimento de pertencimento à cidade. “Nascer em Várzea Paulista será motivo de orgulho para os cidadãos varzinos e aumentará o sentimento de pertencimento à cidade, que cresceu e se desenvolveu como nunca nos últimos anos”.

O secretário de Saúde, Luis Fernando Tofani, ressaltou que o trabalho das doulas será de “fundamental importância para garantir o protagonismo da gestante durante o parto”.

A representante do Ministério da Saúde, Débora Carmo, que integra a equipe responsável pela implantação da Rede Cegonha no Estado de São Paulo, enfatizou que a prioridade do programa federal é trabalhar o parto como sendo um acontecimento social e não apenas um ato médico. “O programa preconiza tratar a mulher com respeito para que possa ser atriz do parto e que a família possa acompanhar todo este processo”, contou.

A moradora da Cidade Nova II, Marlene Leite, uma das voluntárias participantes do curso, acredita que com a formação poderá ajudar futuras gestantes na comunidade. “Sou mãe e espero poder ajudar as futuras mães em algo. Precisei fazer cesária e fiquei com seqüelas. Espero poder aprender mais sobre parto natural para poder colaborar na comunidade em que moro”, explicou. Já a agente comunitária da UBS da Vila Marajó, Thais Larissa Pimentel, espera com o curso “adquirir amplo conhecimento da área para poder ajudar no cotidiano da UBS e melhor orientar as futuras mamães”. O curso de doulas segue até o dia 2 de agosto, sendo que os participantes passarão por estágio supervisionado na maternidade, quando a mesma estiver em funcionamento.