Cooperativas retomam atividades após reforma

Desenvolvimento Social - Destaques

As atividades do Lab Café, da Casa do Artesão e também da Casa da Beleza, projetos desenvolvidos pela Secretaria de Desenvolvimento Social, por meio do Programa de Economia Solidária Popular e Solidária da Prefeitura de Várzea Paulista, retornaram nesta sexta-feira (20) com ambiente e atendimento diferenciados. A reorganização do espaço do “Delícias e Café” e da “Casa do Artesão” leva em consideração o bem-estar da clientela, que a partir de agora dispõe além dos tradicionais alimentos e artesanatos, de cultura e entretenimento.

A supervisora de Economia Solidária, Luciane Mosca, afirma que as colaboradoras vão fornecer um atendimento personalizado. “O público vem até o Café e a Casa do Artesão e tem acesso a um atendimento mais diferenciado e pessoal. Os frequentadores poderão escolher a música para tornar o ambiente mais agradável”.

Além disso, Luciane conta que às quintas e sextas-feiras, o local também estará disponível para realização de sarais, das 16h às 18h30. “Estamos chamando essa nova reorganização de espaço para café, arte e prosa. Os sarais serão realizados com a manifestação de diversos tipos de manifestações culturais, como música, literatura, prosa, causos e contos, enfim, será um ambiente diferenciado.”

Delícias e Café

O cardápio do “Delícias e Café” foi ampliado e conta com diversas opções de bebidas como sucos naturais, vitaminas, café tradicional artesanal, chás variados, cappucino, entre outros. Já quanto aos salgados e doces, há também um “leque” de alternativas: pão de queijo, enroladinho de frios, trouxinha de frango, esfihas, queijo quente, lanches naturais, trufas, paçoca, queijadinha, sequilhos, bolos caseiros e várias outras guloseimas.

Para a confeiteira Kelli Cristiana Neris, a semana de readequação e curso intensivo da Economia Solidária e plano de negócios foi proveitoso. “Aprendemos novas técnicas de vendas e de atendimento ao cliente, para que se sentissem valorizados e queridos. Era algo que eu já procurava fazer”.

Kelli afirma que a Economia Solidária se traduz com a palavra companheirismo. “A Economia Solidária é um jeito de trabalharmos juntos, ajudarmos uns aos outros, é sinônimo de companheirismo”

Ela conta também que adorou o novo ambiente. “Eu adorei a reorganização do espaço. Achei lindo. Estamos com um ambiente mais clássico e estilizado”.

Casa da Beleza

Já para a cabeleireira da Casa da Beleza, Joésia Reis de Souza, a semana de oficinas serviu como reforço de aprendizagem.“Trabalho no salão da Casa da Beleza e também em casa. Tudo que vem para nosso aprendizado, para nos ajudar é muito bom. Eu acolho e seguro. Nesta semana, aprendemos  novas ferramentas para divulgar mais nossos serviços a preços acessíveis”.

Ela conta que a intenção do estabelecimento é fornecer preços promocionais durante a semana. “Pretendemos fazer preços mais acessíveis durante a semana em serviços como escovas progressivas, ou corte e hidratação juntos para embalar nosso negócio”.

Para Joésia, a Economia Solidária é uma forma de mostrar à sociedade a profissional que ela é atualmente. “A Economia Solidária pra mim é um jeito de aprendermos a trabalhar em conjunto e no próprio negócio e sair do anonimato, aparecer no mercado de trabalho”.