Ministro Alexandre Padilha inaugura UBS da Vila Marajó

Saúde - Cotidiano

Inauguração marcou a segunda passagem do ministro pela cidade de Várzea Paulista em menos de um ano

O Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, esteve em Várzea Paulista, no início da noite desta sexta-feira (20), para inaugurar a UBS da Vila Marajó, que atenderá em média nove mil pessoas da região oeste do município. Esta foi a segunda vez, em menos de um ano que o representante do governo federal esteve na cidade para inaugurar uma unidade de saúde. Durante a primeira visita, que aconteceu em outubro de 2011, Padilha entregou aos moradores a nova UBS do Jardim Promeca e anunciou investimentos para a construção de três novas UBS e uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Durante o evento, o ministro destacou que a inauguração se trata de um momento especial para os moradores da região. “Este é um momento muito especial, pois é na UBS que realmente se faz saúde e o que estamos vendo aqui é uma unidade de excelente qualidade, muito bem construída e que está trazendo a saúde para perto dos cidadãos”, destacou. “Estamos construindo 480 novas UBS no Estado de São Paulo e mais de 3 mil unidades iguais a essa no Brasil para poder melhor atender os usuários do SUS”.

O prefeito Eduardo Tadeu Pereira ressaltou que a nova unidade irá melhorar a capacidade de atendimento aos munícipes. “Com esta unidade iremos atender a demanda de atendimentos que antes eram feitos na UBS da Vila Popular e poderemos oferecer mais conforto no atendimento”. Ele ainda elogiou a visita do ministro. “Essa é a segunda vez que recebemos o Padilha em Várzea, o que demonstra que ele é um ministro muito ativo e presente na realidade dos municípios”.

Já o secretário de Saúde, Luiz Fernando Tofani, lembrou que a UBS é fruto de uma reivindicação feita pela própria população durante a Conferência Municipal de Saúde realizada em 2008. “Esta obra que está sendo inaugurada hoje é uma conquista para os moradores deste bairro e dos vizinhos que reivindicaram uma unidade de saúde para que não precisassem mais se deslocar para outros bairros para serem atendidos”, contou.

A nova unidade prestará atendimento aos moradores dos bairros Parque Guarani I e II, Jardim Jeanfrancesco, Vila Tupi, Jardim Continente e Vila Marajó. O local conta com três consultórios médicos, recepção, salas de acolhimento e pós consulta, vacina, odontologia, de gerente e enfermeiros, para grupos/reuniões, esterilização, expurgo e curativos, além de dispensário de medicamentos. O investimento no foi de R$552.929,57.

Para Laura Aparecida Lemes dos Santos, moradora do bairro, a nova UBS simboliza a atenção do governo para com os moradores. “Agora o bairro passa a ter mais autonomia.” Já Osvaldo José Dias, que também reside na Vila Marajó, o novo equipamento público “possibilitará um atendimento mais adequado para nós que utilizamos este serviço. Além disso, agora temos uma UBS no bairro e isso facilita muito o acesso. Não precisamos mais sair daqui para sermos atendidos”, concluiu.

Maternidade

Durante a cerimônia de inauguração da UBS da Vila Marajó, o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destacou a importância de diversos programas do Governo Federal que estão sendo implantadas em Várzea Paulista, entre eles a Rede Cegonha, que preconiza a humanização nos partos e está sendo implantada na maternidade em construção no Hospital da Cidade.

Em um ato simbólico, Padilha entregou um KIT Gestante a uma cidadã em período de gestação e ressaltou a importância do parto humanizado. “Em um ano do programa Rede Cegonha conseguimos diminuir em 21% o número de óbito durante os partos”, explicou em alusão ao novo modelo de partos humanizados implantados pelo programa. O prefeito Eduardo revelou que a maternidade está em fase final de construção e que será inaugurada ainda este ano. “Estamos prestes a inaugurar a primeira maternidade pública da história de Várzea Paulista.”