Vigilância Sanitária promove oficina para cabeleireiros e manicures

Saúde - Cotidiano

Os participantes tiveram acesso às informações sobre assuntos variados como vacinação e doenças contagiosas

O departamento de Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde realizou na tarde da última segunda-feira (16), no auditório Santo Dias, uma oficina para cabeleireiros e manicures, destinada a todos os estabelecimentos cadastrados na Vigilância e também na Prefeitura.

Durante o evento, muitas orientações foram dirigidas aos profissionais. A coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Nair Pereira da Silva, salientou a importância de que procurem as unidades de saúde básicas para fazer a atualização das carteiras de vacinação. “Procurem as UBS para fazer as vacinas para a prevenção e a atualização da carteirinha. Todos devem saber que há necessidade de vacinação para hepatite B. A doença não tem aparência, a não ser que esteja num estado avançado. Nas situações mais críticas, apenas um transplante de fígado resolverá o problema. Então é preciso precaução por parte dos profissionais também para evitar o contágio”.

Outra recomendação para a estação do inverno foi a referente às gripes e meningite. “Nesta época do ano, com o tempo mais frio e úmido é preciso que os profissionais se previnam pois estão sujeitos à influenza e meningite”.

Nos casos de micose superficial, os fungos escolhem lugares onde encontram tecidos mortos, como nas unhas, por exemplo, e os cuidados relativos à manicure são a esterilização de alicates de cutícula, lixas, tesouras e toalhas. “A orientação é que se houver alguma coisa embaixo da unha, não se deve mexer no local porque pode haver um fungo ou pode ser provocada a abertura de uma lesão, que por sua vez, é porta de entrada para outras infecções. Quanto ao tratamento, a orientação médica é indispensável. Alguns casos podem requerer meses de tratamento”, explica Nair.

O ideal é que as toalhas sejam brancas e que sejam lavadas com água e sabão para retirar materiais orgânicos, depois, devem receber uma dose de cloro que é um excelente desinfetante.

Segundo a médica do trabalho, Ana Lúcia Crispim, a ergonomia, que se refere à postura e à posição do profissional, enquanto executa suas atividades, também é de essencial importância para a saúde das articulações. “Quando o profissional fica muito tempo numa determinada posição é comum que algumas áreas fiquem desgastadas. Assim devem fazer exercícios de alongamento de cerca de 10 minutos. Uma vez lesionado, o nervo ou tendão, é levado bastante tempo para recuperar”, alerta.

Estabelecimento adequado

Algumas regras devem ser seguidas para que o ambiente do salão de estética seja saudável e confortável aos clientes e também ao profissional, que passa a maior parte do seu dia no trabalho.

A técnica de saneamento Daniela Moreira de Brito, também salientou a importância daqueles que pretendem abrir um estabelecimento. ”No ambiente, devem existir iluminação e ventilação natural ou artificial adequadas. A instalação elétrica deve ser suficiente para o número de equipamentos. Os pisos e paredes de revestimento devem lisos e laváveis. Os ralos devem ter o dispositivo “abre e fecha”.

Além disso, Daniela afirma também que deve haver ligação de rede de esgoto e água tratada, os banheiros devem ter pia, água corrente, sabão líquido e papel toalha, os mobiliários possuírem superfície lisa e devem existir equipamentos adequados para fazer a esterilização.

Rotinas de trabalho

Durante a oficina foi também orientado que os profissionais sigam um manual de rotinas de trabalho. Nele deve constar como é feita a higienização do ambiente, higiene pessoal e uso de EPIs, (Equipamentos de Proteção Individual). “Devem ser sistematizados também os usos de materiais e produtos, estes devem registrados pela Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária. O armazenamento de materiais descartáveis e não descartáveis, bem como o processo de esterilização de instrumentais também devem ser colocados no manual”, salienta a agente de saneamento, Daniela Moreira de Brito.