Nando Reis e Margareth Menezes são atrações confirmadas na 8ª Orquivárzea

Esporte e Lazer - Destaques

 

A programação cultural da oitava edição da exposição internacional de orquídeas de Várzea Paulista – a Orquivárzea – terá shows de Nando Reis, Margareth Menezes e Raízes Rasta no palco principal.

 

A Prefeitura de Várzea Paulista confirmou a programação cultural da 8ª Orquivárzea, exposição internacional de orquídeas, considerada uma das maiores e mais belas festas do país. A abertura da oitava edição do evento acontece no dia 30 de agosto (quinta-feira) com apresentação da Banda Sinfônica do município no Espaço Cidadania, onde acontece a exposição.

Desde a primeira edição do evento, grandes nomes da música brasileira se apresentam no palco principal, instalado na Avenida Projetada, atraindo público de todas as cidades da região, da capital, do interior paulista e até de outros estados e países, que visita a exposição e prestigia as atrações musicais totalmente gratuitas. Além da variada exposição gastronômica e artesanal, o palco da Praça de Alimentação oferece uma seleção de shows com artistas de toda a região, na sexta-feira (31), sábado e domingo (1 e 2/9).

 

Nando Reis no sábado

Na noite de sábado (1/9), a partir das 21h, sobe ao palco principal o cantor e compositor Nando Reis, que chega à oitava edição da Orquivárzea com o show de seu mais recente álbum ‘Bailão do Ruivão’. Além dos grandes sucessos, entre eles: ‘Marvin’; ‘O Segundo Sol’; ‘Os Cegos do Castelo’; Do Seu Lado e ‘Relicário’, faz releituras de músicas que já fazem parte da memória das pessoas, como ‘Fogo e Paixão’ e ‘Gostava Tanto de Você’ dos saudosos Wando e TIM Maia, respectivamente; ‘Whisky a Gogo’ do grupo Roupa Nova; ‘Agora Só Falta Você’ de Rita Lee e ‘Muito Estranho’ do cantor Dalto. O “ruivo” Nando Reis foi integrante e um dos líderes do Titãs por 20 anos, tendo lançado três trabalhos solos paralelamente ao grupo (1995, 2000 e 2001).

O sucesso extra-Titãs tomou uma proporção tão grande que a decisão em deixar o grupo em 2003 foi inevitável. Com nove discos lançados na carreira solo e mantendo-se há mais de 30 anos em evidência no cenário musical brasileiro, suas canções sempre estão entre as mais tocadas do país, seja na própria voz ou na interpretação de outros artistas. Nando Reis deve mostrar ao público de Várzea Paulista a inédita ‘Pré-Sal’, música do décimo álbum do artista, que será lançado em breve.

 

Raízes Rasta no sábado

 

Após o show de Nando Reis, a banda Raízes Rasta fecha a noite de sábado energizando a Avenida projetada com muito reggae. A banda Raízes Rasta está a 13 anos na estrada do reggae brasileiro, tendo sido premiada como a “Banda Revelação do Ano” em 2002, com o álbum de estréia – que leva o próprio nome da banda -, lançado em 2001. O prestígio do público no cd de lançamento foi marcado por uma identidade musical forte e eclética.

A banda Raízes Rasta se firmou no cenário reggae nacional em 2003, com o álbum ‘Atitude’, produzido pelo renomado músico e produtor Paulo Calasans. Reconhecido por crítica e público, este segundo trabalho fonográfico marcou o reencontro da banda com as raízes do reggae. A canção ‘Luz do Sol’ se transformou em hit nacional, figurando entre as mais executadas nas rádios de todo o país. O mais recente álbum, ‘Um Jeito de Virar Tudo’, reafirma o ecletismo da banda com repertório “regueiro” temperado por vários elementos e ritmos, entre eles o samba, o Hip Hop e a MPB, além de uma personalíssima releitura à canção ‘São Gonça’, de Seu Jorge. A banda Raízes Rasta traz em sua formação: Pigo Brayner – voz; Glauber Mariano – percussão; Mau Nascimento – teclados e vocal; Neno Schroedes – baixo e vocal; Briel Denardi – bateria e Rubinho Pechiarena guitarra, além de um dueto de metais.

 

Margareth Menezes no domingo

Para fechar a edição 2012 da Orquivárzea, no domingo (2/9), a partir das 20h, a Avenida Projetada será tomada pela alegria, suingue e energia da música baiana. No ano em que completa 25 anos de carreira, a cantora Margareth Menezes estará com seu tempero musical baiano no palco principal da 8ª Orquivárzea.

Com 14 álbuns gravados, a diva do “afropop”, como foi consagrada no início da carreira, vem emocionando multidões de todo o mundo com sua potente voz, carisma e repertórios recheados de bom gosto. Com o primeiro samba-reggae gravado no Brasil, ‘Faraó – Divindade do Egito’, em 1987, começou a carreira liderando vendagens e execuções, além de elogios em publicações renomadas do mundo da música, como as revistas ‘Billboard’, e ‘Rolling Stone’.

A artista foi premiada inúmeras vezes no Brasil e no exterior, entre elas com o álbum ‘Ellegibô’ – lançado em 1992, apenas nos Estados Unidos, Europa e Japão -, que recebeu prêmio da Billboard e foi considerado um dos cinco melhores discos do mundo. Além de sucessos como ‘Faraó’; ‘Ellegibô’; ‘Tenda do Amor (Magia)’; ‘Alegria da Cidade’; ‘Marmelada’;  ‘Dandalunda’ e ‘Yorubá’ – gravada com a participação de Jimmy Cliff, rendeu a primeira indicação da cantora ao Grammy mundial -, o público conhecerá o repertório do mais recente álbum ‘Naturalmente’.

 

Festival de Rock na noite de sexta

No palco da Praça de Alimentação, acontecerá pelo segundo ano consecutivo, o Festival de Rock, que reunirá na noite de sexta-feira (31/8) várias bandas de rock da região, começando com o show de Márcio Nunes e Banda às 18h30. A partir das 19h se apresentarão as bandas: Rock Seixas; Patrulha Noturna; UTI (Última Transição Inconsciente) e Reprise Inédita.

No palco da Praça

A Praça de Alimentação receberá uma variedade de artistas em seu palco, no sábado, a partir das 12h30 com a Banda Sinfônica de Várzea Paulista. As outras atrações serão: Grupo Araúna; João Ormond; Shelly Simon; Sapiranga e Telma Costa, todos acompanhados com suas bandas.

No domingo, a partir das 12h30, continua a programação cultural na Praça de Alimentação com sete apresentações, que abre às 12h30 com um show de capoeira do Grupo Capoeira Brasil, organizado pelo mestre Bola Sete. As atrações musicais, a partir das 13h, serão: Panela Preta; Mayara Manga e Banda; Forró di Foli e a música de raiz com a dupla Cristiano Carvalho & Rafael, que deve iniciar o show às 19h.