Maternidade: Hospital da Cidade promove curso de sensibilização para funcionários

Saúde - Cotidiano

Os participantes tiveram oportunidade de conhecer mais detalhes sobre a Rede Cegonha e poderão se candidatar a vagas na maternidade até o final do mês

Nascer em Várzea Paulista já é um sonho muito próximo de ser alcançado pelos varzinos. A maternidade, que funcionará no segundo andar do Hospital da Cidade (HC), está com suas obras adiantadas e será inaugurada no segundo semestre de 2012. E para preparar a rede municipal de saúde, a administração municipal está desenvolvendo um série de atividades de capacitação para os servidores da área. Nos dias 3 e 4 de julho, O HC promoveu um curso de sensibilização para os funcionários sobre a maternidade que será implantada no município ainda neste ano.

A enfermeira obstetra e coordenadora da maternidade, Olivia Separavich Pregnolatto, esclarece que o objetivo do evento é contextualizar toda equipe de funcionários sobre o processo de implantação da maternidade em Várzea Paulista. “Nesse encontro, orientamos nossos profissionais sobre o que vem acontecendo no processo de implantação da maternidade, todas as fases que já passamos e como estamos desenvolvendo a rede básica, bem como a qualificação do pré-natal na cidade. Apresentamos também a Rede Cegonha, que traz uma filosofia de atendimento diferenciada, na qual acreditamos, que é a do parto natural humanizado.”

Várzea Paulista será pioneira na implantação do programa Rede Cegonha na região e em todo o interior do Estado de São Paulo. Além disso, Olivia esclareceu aos presentes como serão as regras da Rede. “Além de poder escolher como dará a luz, a mulher pode escolher também um acompanhante que estará presente durante todo o processo gestacional. A gestante contará com suporte de uma doula durante a gravidez, que é a profissional que vai oferecer o suporte emocional e físico no período de gestação”

Na ocasião também foi informado aos funcionários interessados que haverá um processo seletivo interno destinado a toda equipe da rede municipal de saúde para preenchimento das vagas da maternidade, que estará aberto até o final deste mês. As candidaturas poderão ser feitas para os cargos de técnicos e auxiliares de enfermagem, auxiliares de limpeza e administrativos e enfermeiros obstetras.

A técnica de enfermagem, Fátima Bianchini recebeu as orientações com muito entusiasmo. “Recebi as informações de funcionamento da maternidade com uma alegria imensa. Ao saber mais sobre esse sistema diferenciado de parto humanizado, tenho certeza que quero trabalhar com isso mesmo. Estou ansiosa, com uma vontade enorme de estar nesse dia a dia. Essa palestra foi um estímulo muito grande e tenho certeza de que com a Rede Cegonha ofereceremos o melhor serviço de toda região”, conta sorridente.