Ginástica Feminina anima mulheres de Várzea Paulista

Esporte e Lazer - Destaques

Em Várzea Paulistaa ginástica feminina é muito procurada pelas mulheres que buscam uma vida mais saudável. Por isso, a Prefeitura oferece aulas gratuitas à população em dois núcleos: nos Ginásios da Vila Popular e Ayrton Senna, que hoje já beneficiam cerca de 400 alunas. As atividades são ministradas pela professora Denise Masella.

Com a realização das aulas, muitas varzinas que não tinham o costume de praticar exercícios passaram a se movimentar, conforme relata Denise,  explicando que a prática de atividades físicas evita doenças, como diabetes, hipertensão, depressão, colesterol, entre outros, além de melhorar a autoestima, oferecendo qualidade de vida para as mulheres. Em 2011 a ginástica feminina foi incorporada ao Programa Esporte e Lazer da Cidade (PELC).

Denise Masella tem mais de 30 cursos de especialização na área da Educação Física e é professora efetiva na Prefeitura de Várzea Paulista há 16 anos. Ela optou por trabalhar em vários bairros do município com o objetivo de atender uma demanda maior de alunas.

Eva Pereira da Silva Sousa, moradora do Jardim Bertioga, é uma das alunas e desde 1996 participa da ginástica: “Eu faço porque é uma boa opção de atividade que ajuda a diminuir a obesidade, colesterol e serve como tratamento para depressão, devido à socialização. Eu faço atividade junto com minhas amigas, minha irmã e minha sobrinha”, diz.

De acordo com Eva, a professora Denise orienta as mulheres a praticarem exercícios, incentivando a fazer caminhada: ”Ela é uma excelente professora”.

Com intuito de socialização e proporcionar para as alunas conhecer lugares diferentes, Denise promoveu muitos passeios. Este ano elas viajaram para Barra Bonita, Casarão de Itu, Parque do Ibirapuera e Planetário, ambos em São Paulo.

Ginásio da Vila Popular

Terças e quintas-feiras, às 8h