Prefeitura oferece bolsa de estudos em parceria com SENAI e Governo Federal

Desenvolvimento Social - Destaques

As oportunidades de emprego são cada vez maiores em Várzea Paulista. A cidade tem atraído grandes empreendimentos que estão absorvendo a mão de obra da cidade, que em 2011 ficou no topo da lista de geração de empregos na região, a frente de cidades maiores, como Jundiaí. Para garantir aos varzinos a inserção nesse novo mercado, a Prefeitura está oferecendo cursos de capacitação gratuitos em parceria com grandes organizações, como o SENAI.

A iniciativa garantirá 550 vagas nos cursos de Auxiliar nas seguintes áreas: Almoxarife, Administrativo, Departamento Pessoal, Operação em Logística, Tesouraria, Faturamento, de Pessoal, Desenvolvimento Socioambiental, Agente de Projetos Sociais, Arquivador, Porteiro/Vigia e Recepcionista.  As inscrições já estão abertas e devem ser realizadas até o dia 23 de setembro.

A parceria faz parte do programa Brasil sem Miséria, do Governo Federal, e é desenvolvida por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC), tendo como principal objetivo levar mais experiência profissional para as famílias de baixa renda ou indivíduos que estejam em situação de desemprego, já que parte dessas pessoas tem menos acesso à educação e trabalho.

“Acho algo muito bom, a Prefeitura abrir vagas gratuitas para cursos profissionalizantes, pois é uma oportunidade que as pessoas estão tendo, de ter uma nova qualificação no currículo. Estou desempregada há 4 meses, e achei interessante a proposta dos cursos, então resolvi escolher o curso de Auxiliar de Almoxarife porque já trabalhei em supermercados, conferindo mercadorias e já tenho uma certa experiência na área. A oportunidade com certeza vai ajudar muito a população na hora de procurar um novo emprego. É muito gratificante”, afirma Nildete de Lima Silva, 41, desempregada, moradora de Várzea Paulista há 20 anos, que se inscreveu para o curso de auxiliar de almoxarife.

Para se inscrever basta comparecer ao PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador), localizado na Central de Atendimento Mais Fácil, situada à Rua José Dias de Castro, 160, Vila São José; ou em qualquer CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) da cidade, das 9 às 17 horas, munido do RG, CPF, e comprovante de residência.

• Ter entre 16 e 59 anos de idade
  • Estar desempregado e recebendo benefício do Seguro Desemprego
  • Jovens e adolescentes que estejam cumprindo pena de medida socioeducativa